Ele está enrolando para casar. E agora?

Imagem de capa - Ele está enrolando para casar. E agora?

Uma aluna diz que namora há cinco anos e só agora ela e o namorado estão fazendo planos para se casar. No entanto o rapaz só adia a união e alega que não tem dinheiro. Ela conta ainda que ele quer morar com ela e ter um filho. Renato e Cristiane Cardoso ressaltam que há muito o que falar sobre esse tema, alertam para as atitudes que a aluna deve adotar e lembram que para que o casamento seja bem-sucedido não basta haver sentimento.

ALUNA – Namoro há cinco anos e só agora que estamos fazendo planos para uma suposta apresentação no Altar, que ele só adia, pois alega que não tem dinheiro suficiente para isso. Conversamos muito sobre o nosso futuro, mas ele diz que devemos morar juntos antes de casarmos e termos um filho. Meu maior sonho é casar depois dos 25 anos. Agora tenho 23 e ele 24. Ele disse que só vai casar aos 30 anos e não me imagino esperando todo esse tempo.

RENATO – Quer dizer: ele quer se casar depois de 11 anos de namoro.

CRISTIANE – Se você está namorando e ele ainda não decidiu se casar, morando com ele é que ele vai adiar ainda mais esse casamento.

RENATO – Ele diz que quer morar com você e casar aos 30 anos, mas, se você morar com ele, realmente ele não terá nenhuma motivação para se casar. E ele ainda fala que o dinheiro que possui não é suficiente para que se casem. O grande problema de muitas pessoas é que querem fazer um casamento cinematográfico, o casamento do ano, para dar satisfação à sociedade, às famílias e mostrar a todos que não “fizeram feio”. Você, talvez, fique fazendo pressão e ele permanece alegando que o casamento precisa ser em determinado lugar, com lua de mel, com o vestido de um específico valor, com bolo, salão, etc. Aí, obviamente, se ele não tem dinheiro, vai continuar lhe questionando.

CRISTIANE – Será que seu namorado e você teriam condições de estar em um casamento agora? Você e ele estão namorando há cinco anos e é nessa situação que estão querendo se casar? Ele não quer o compromisso do casamento. Ao contrário, quer aproveitar esse namoro e esse relacionamento sem compromisso, inclusive com um filho, sem ter uma família. Será que vocês dois estão em condições de se casarem? Eu vejo que você não tem condições porque está se sujeitando a isso há cinco anos. Você é uma pessoa que não se valoriza e, provavelmente, está com ele por carência afetiva. Ele não mostrou compromisso com você ainda e você está aceitando, apesar de estar chateada. Não terminou e não colocou nenhum tipo de condição para ele. Você só reclama e não resolve nada. Isso mostra que você não tem condições de estar em um casamento – nem você nem ele. Vocês não sabem o que é a seriedade de uma vida amorosa. Levam essa relação como algo que tinha que acontecer.

RENATO – É importante você ter uma conversa decisiva com ele a respeito do que quer. Duas pessoas não podem continuar juntas se as mentes não se encontram. E claramente a sua mente não está se encontrando com a dele. Daqui para a frente só há dois caminhos para vocês: ou vão continuar nessa indecisão e você vai ficar se curvando às razões dele ou você vai falar para ele que não quer mais que a relação continue dessa forma. Não basta você gostar da outra pessoa para que o casamento funcione. Você pode amar uma pessoa de paixão e não dar certo com ela porque ela tem ideias, opiniões e objetivos diferentes dos seus. Vocês se gostam, passam momentos maravilhosos, mas o casamento não é momento, é uma vida toda. Você não pode conviver com alguém que não tem objetivos iguais aos seus.

Você tem que ter essa conversa com seu namorado e impor que ele se decida e dizer que não está disposta a ceder certas coisas, como essa enrolação. Então, é melhor você começar do zero para que no futuro, quando você estiver com 30 anos, vocês estejam juntos e casados. Se vocês tiverem filhos dessa forma, vai ser muito mais complicado. Aliás, você tinha que ter feito isso há quatro anos, mas ainda dá tempo porque não se casaram. Mas se você está pensando: e a casa projetada na planta? E a festa? Se for assim, você deve estar pensando naquela velha prática de construir uma vida juntos. Talvez a foto do casamento que vocês vão ter seja uma selfie, mas não tem problema, desde que vocês estejam com as mentes unidas e pensando em construir uma vida juntos a partir dali. Assim, poderão tirar várias selfies em vários lugares do mundo, porque vão prosperando aos poucos. Mas, caso vocês queiram ter o mundo aos seus pés antes, vão sempre continuar enrolando o casamento.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty Images