É hora de organizar o seu guarda-Roupa?

Desfrute dos benefícios do desapego, da organização e da manutenção

Imagem de capa - É hora de  organizar o seu guarda-Roupa?

Em tempos de prevenção da pandemia da Covid-19, muitas mulheres estão tendo suas rotinas alteradas. Atualmente em casa, possuem mais tempo para colocar em ordem itens importantes e, por isso, devem desfrutar dele. Afinal, a mulher cristã deve ter disciplina e fazer com que o ambiente em torno dela reflita seu interior.

Que tal, então, aproveitar para organizar o guarda-roupa? Para lhe ajudar, a Folha Universal conversou com a personal organizer Maria Rita da Silva que explica inicialmente a diferença entre arrumação e organização. “A organização exige planejamento, desapego, esforço, tempo e dedicação para que aconteça. Arrumar é apenas dar um jeito na bagunça, tirando-a do caminho e colocando tudo no armário, sem ordem nem um lugar para cada coisa”, esclarece.

Ela afirma que o desapego é uma atitude fundamental. “Você precisa olhar seu guarda-roupa com certa frieza para que consiga eliminar o que não usa mais, a exemplo de roupas com mais de um ano sem uso, as que não lhe servem mais ou aquelas que precisam de reparos.”

Cada um no seu quadrado
É preciso separar tudo por categorias, mesmo que seja sobre a cama: camiseta com camiseta, calça com calça, vestido com vestido, paletó com paletó, roupas íntimas, etc. Ao fazer isso, você perceberá que possui mais de alguns itens do que de outros.

A dica básica é: se tiver espaço, pendure o que puder. Mas evite pendurar peças pesadas, como moletons, as de lã e similares. Somente os casacos mais estruturados podem ir para o cabide. Depois de usá-los no inverno, a melhor ideia para guardá-los é em sacos a vácuo.

Dependendo do tamanho do saco, poderão ser colocadas diversas peças na mesma embalagem. O mesmo vale para edredons e cobertores.

À medida que for pendurando, procure colocar da cor mais escura para a mais clara ou ao contrário. O importante é que a sequência das cores esteja em dégradé.

Padrões que fazem a diferença
Use cabEm tempos de prevenção da pandemia da Covid-19, muitas mulheres estão tendo suas rotinas alteradas. Atualmente em casa, possuem mais tempo para colocar em ordem e seja difícil, mantenha sempre a organização.

imagem do author
Colaborador

Kelly Lopes / Foto: Getty Images