Decida a usar a fé inteligente

Acompanhe o vídeo da 7ª semana das 52 decisões certas de Neemias

Imagem de capa - Decida a usar a fé inteligente

E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira. Neemias 2.2

O Bispo Júlio Freitas explica que ninguém podia se apresentar ao rei de semblante triste, ainda mais Neemias que ocupava uma posição importante diante do rei. Ao fazer ele isso colocou a própria vida em risco.

No entanto, como Neemias poderia demonstrar alegria, satisfação, mesmo estando no conforto do palácio, se ele sabia que o seu povo vivia na miséria e oprimido? Ele não podia ocultar isso, estava sendo sincero.

Vale ressaltar que havia se passado 4 meses desde que ele recebeu a notícia de que Jerusalém estava em ruínas até o dia que se apresentou ao rei.

Aproveite as oportunidades

O que isso significa? Significa que ele não agiu por impulso, no calor da emoção, mas se preparou por meio de orações e jejuns, ele buscou a Deus e esperou o momento certo de agir.

“Nós aprendemos nesse capítulo 2 que Deus nos dá oportunidades. E quando é que você aproveita as oportunidades? Quando usa a fé inteligente, a razão, a fé sacrificial, e não a fé emotiva, a fé religiosa. Neemias não tomou atitudes em cima de emoções, mas de fatos. Porque quando você se precipita e toma uma decisão pelo que vê, ouve, quer ou sente, acaba colocando a fé de lado, e sem fé é impossível agradar a Deus”, destaca o Bispo Júlio. E acrescenta que essa fé não pode estar misturada com emoções.

Segundo o Bispo Júlio a precipitação impede a ação do Espírito Santo. Enquanto que a fé dá liberdade ao Espírito Santo de agir na nossa vida e na vida de outras pessoas.

Assim, a lição deixada por Neemias nesse versículo é que nossas decisões e ações devem estar sempre pautadas na fé racional, a fé inteligente.

Acompanhe abaixo o vídeo da 7ª semana na íntegra:

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images