Data conscientiza sobre inclusão de pessoas com deficiência

Conheça o trabalho da ABADS que atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual

Imagem de capa - Data conscientiza sobre inclusão de pessoas com deficiência

O dia 3 de dezembro é lembrado como Dia Mundial das Pessoas com Deficiência. A data tem o principal objetivo de informar e conscientizar a população sobre todos os assuntos relacionados à deficiência, seja física ou mental. Especialmente no que diz respeito à inclusão das pessoas com deficiência em diferentes aspectos da vida: social, política, econômica e cultural, por exemplo.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), aproximadamente 10% da população mundial tem algum tipo de deficiência. Aliás, a data foi criada por meio de uma Assembleia Geral das Nações Unidas, em 14 de outubro de 1992 — dez anos após o advento do Dia do Programa de Ação Mundial para as Pessoas com Deficiência (criado pela ONU em 1982).

Deficiência intelectual

A principal característica da deficiência intelectual são as limitações no funcionamento mental. Por exemplo, uma criança com Síndrome de Down — o tipo mais frequente de deficiência intelectual –, apresenta um desenvolvimento físico e mental mais lento que o de outras crianças. A aprendizagem também é afetada. Por isso, é muito importante ter profissionais e instituições capacitados para assistir pessoas com deficiência intelectual.

A exemplo da Associação Brasileira de Assistência e Desenvolvimento Social (ABADS). Fundada em 1952, a organização, sem fins lucrativos, atende crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e Transtorno do Espectro Autista. De maneira totalmente gratuita, atualmente, quase mil pessoas são assistidas pela ABADS. Muitos alunos já passaram pela associação e se formaram no quinto ano do ensino Fundamental.

Em 2020, mesmo frente à pandemia de COVID-19, as atividades não pararam, pois, a falta de estímulo é altamente prejudicial. Nos meses de março e abril foi preciso cancelar os atendimentos, que logo foram retomados em maio, seguindo as recomendações das autoridades. Alguns atendimentos também puderam ser exercidos no ambiente online, como o que acompanha os familiares, por meio de um espaço de conversa reflexiva e transformativa.

A pandemia não parou as atividades da ABADSAlém disso, periodicamente (com exceção a este ano), a ABADS capacita educadores e voluntários a compreender as necessidades das crianças com autismo e deficiência intelectual, instrumentalizando-os no manejo de comportamentos e na elaboração e desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas. A associação atua nas áreas da educação, assistência social, saúde e trabalha, inclusive, para a colocação no mercado de trabalho.

Você pode colaborar com a ABADS

No dia 30 de novembro último foi lançada a campanha “Abrace a ABADS”. Até 29 de dezembro deste ano, todos os que desejarem contribuir com a causa poderão realizar doações financeiras.

O objetivo é arrecadar fundos para que haja prosseguimento nos mais de mil atendimentos mensais que a instituição realiza.

Rose Amorim, presidente da ABADS, destaca que a pandemia de COVID-19 também atingiu a instituição, por isso, fez-se necessária a realização da campanha.

Clique aqui e saiba como fazer a sua doação.

imagem do author
Colaborador

Redação / Fotos: Getty Images e arquivo/reprodução