Cuide de seu cartão de visitas

Para ter um sorriso bonito, é preciso fazer a higiene bucal após cada refeição. Saiba como garantir a saúde dos dentes

Imagem de capa - Cuide de seu cartão de visitas

A higiene bucal adequada é a principal forma de evitar doenças como a cárie e a periodontite. Embora essa seja uma medida simples de prevenção, muitos brasileiros ainda sofrem com a perda de dentes. Segundo o IBGE, 39 milhões de brasileiros usam próteses dentárias e um em cada cinco desse grupo tem entre 24 e 44 anos de idade. O levantamento mostra que 16 milhões de brasileiros de 18 anos de idade ou mais vivem sem nenhum dente e 41,5% das pessoas com mais de 60 anos já perderam todos eles.

Apesar desses números, o brasileiro se mostra mais preocupado com a saúde bucal. As ações preventivas nessa área subiram de 27,8 milhões para 71,4 milhões entre 2011 e 2017, segundo o Painel da Odontologia Suplementar, elaborado pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS). O aumento no número de beneficiários de planos odontológicos é um dos fatores que explicam a mudança. Outro dado curioso é que o Brasil é o país com mais dentistas no mundo e concentra 19% desses profissionais, segundo dados, de 2010, do Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Como fazer a higiene?
Escovar os dentes é fundamental para prevenir problemas, mas qual é a melhor forma de fazer isso? Caio Borelli Zeller, cirurgião-dentista e especialista em periodontia, alerta que a maioria dos casos de cáries e gengivites está relacionada à má higienização. “A prevenção a essas doenças é diária. Se a pessoa fizer dez refeições, ela deve fazer a limpeza dez vezes. A maioria das pessoas faz outras atividades durante a escovação, como andar pela casa e ver TV, e não se concentram na escovação. Usar uma boa técnica é o que garante a limpeza adequada.”

Ele destaca que alguns alimentos têm ação detergente e podem ser ingeridos após as refeições, pois ajudam a remover o excesso de resíduos da boca. “Alimentos como maçã, pera, melancia e cenoura ajudam a tirar a sujeira ‘grosseira’. Também é importante beber bastante água”, ensina.

Os cuidados devem ser redobrados antes de dormir. “Ao longo do dia, nós produzimos saliva, que possui lisozima, um antibiótico natural que combate as bactérias da boca. Durante a noite, não há produção de lisozima. Assim, se a boca tiver resíduos de comida, as bactérias proliferam com mais facilidade.”

Pessoas com doenças prévias também devem ficar mais atentas. “Diabéticos e imunodeprimidos têm mais chances de ter um desequilíbrio na cavidade bucal”, pondera. O dentista sugere o uso de escovas macias e visitas ao dentista a cada seis meses.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: iStock / Arte: Edi Edson