Coronavírus: Saiba como se proteger corretamente

Aprenda, passo a passo, como higienizar as mãos adequadamente e outras dicas fundamentais para evitar o contágio

Imagem de capa - Coronavírus: Saiba como se proteger corretamente

Para evitar o contágio com o novo Coronavírus, lavar bem as mãos está entre as principais recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, recomenda-se também o uso de máscara de proteção, evitar aglomerações, bem como não levar as mãos à boca, nariz e olhos.

Mas, todas essas práticas se tornam ineficazes se não forem feitas da maneira correta. Por isso, o Ministério da Saúde e todos os profissionais da área têm se empenhado em orientar massivamente a população quanto à forma correta de fazer a higienização das mãos e do uso adequado da máscara.

Para lavar as mãos, por exemplo, recomenda-se o uso de água e sabão. Na falta deles, o indicado é usar álcool em gel ou um desinfetante para as mãos à base de álcool. A lavagem deve ter a duração de, no mínimo, 20 segundos.

Leia também:

Cuidado: Existe uma doença pior e mais fatal do que qualquer vírus

EUA: Médicos e enfermeiros oram nos telhados dos hospitais

O farmacêutico Hotoniel Drumond, que também é voluntário do trabalho social do Socioeducativo, em Minas Gerais, ensina o passo a passo para uma higienização correta das mãos:

1º passo: Lave a palma das mãos;

2º passo: Lave o dorso das mãos;

3º passo: Lave os dedos e os espaços interdigitais (entre os dedos);

4º passo: Utilize o colo das mãos para esfregar as pontas dos dedos;

5º passo: Esfregue os polegares;

6º passo: Lave os punhos;

Observação: Se estiver de manga comprida faça a higienização até os punhos; se estiver de manga curta o ideal é que faça até os cotovelos.

Veja abaixo o vídeo que ele faz a demonstração desse passo a passo e ensina como usar e retirar a máscara corretamente:

Além disso, no vídeo abaixo, ele dá dicas de como devemos nos comportar ao subirmos em uma escada rolante, como abrir portas e de que forma higienizar controles remotos e celulares:

Por fim, Drumond fala sobre a importância do distanciamento social, soluções caseiras para limpeza da casa e cuidados que devemos tomar ao sairmos às ruas:

Não esqueça de seguir a orientação do Ministério da Saúde: se estiver resfriado ou gripado não saia de casa, mesmo que não tenha sido diagnosticado com o Coronavírus. Por fim, se tiver febre, tosse e dificuldade em respirar, procure o atendimento médico.

Para mais informações, acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Jeane Vidal / Foto: Getty Images