Conheça as vantagens de ser trainee para a sua carreira

Saiba como ter êxito em programas de treinamentos que diversas empresas oferecem

Ter a oportunidade de ser trainee pode representar um caminho promissor para desenvolver uma carreira em diversas áreas. Segundo a plataforma Seja Trainee, os processos seletivos para preencher vagas para esse tipo de cargo devem aumentar no segundo semestre deste ano e o número de seleções, que em 2021 foi de 184, pode ultrapassar 200 a partir deste mês. Unilever, Americanas, PepsiCo, Russell Bedford Brasil, Enforce, Lojas Renner e Ambev, entre outras, são exemplos de empresas que oferecem programas de trainee regularmente. Contudo, antes de participar deles, é preciso saber o que é o cargo de trainee e qual tipo de preparação ele exige.

Para Rosana Daniele Marques, diretora e headhunter da Crowe, empresa especializada em auditoria e consultoria na gestão de pessoas e empresas, o cargo exige que o profissional passe por um aprendizado intenso. “Existe um programa que o fará passar por treinamentos práticos e conceituais e ele precisa ter disponibilidade para as várias etapas desde a seleção. Há dinâmicas de grupo, testes e esse profissional precisa estar inclinado ao aprendizado constante. Geralmente, não existe idade limite, mas esse profissional precisa necessariamente ser recém-formado ou estar finalizando a faculdade. Quem define o perfil é a empresa.”

Segundo Rosana, o cargo de trainee acaba sendo a porta de entrada para grandes empresas, como as multinacionais, por exemplo. “Ele pode ser o primeiro nível do plano de carreira em empresas de consultoria e auditoria. Em outras organizações é um profissional de expertise diferenciada e que entra para ser preparado para assumir um cargo de gestão em um ou dois anos ou são profissionais treinados para uma determinada função e que ganham um potencial competitivo”, observa.

Ela diz que os processos de seleção acontecem normalmente a partir da divulgação nas redes sociais ou por meio dos sites das empresas. “Antes dessa divulgação é possível tentar fazer networking com pessoas que já trabalham nessas empresas.

Depois, tem a primeira etapa, a checagem dos currículos, as entrevistas coletivas, geralmente com dinâmicas de grupo, aplicação de testes de lógica e matemática, conhecimentos gerais, com a participação de gestor que normalmente é da área que está sendo avaliada e que conhece a atividade.”

Durante a seleção, ela aconselha a sempre mostrar o seu melhor: “tenha energia alta, vontade de aprender, flexibilidade, esteja sempre disponível e mostre isso ao recrutador. Entenda o dress code da empresa (código de vestimenta) e faça um bom pitch (apresentação curta, de 3 a 5 minutos, com o objetivo de despertar o interesse em seu trabalho). Vale modelar o interlocutor e espelhá-lo. Perceba se ele é mais fechado ou mais aberto e use o bom senso sem ir a extremos”, recomenda.

Rosana esclarece que os programas de treinamento não são estágios. “Enquanto o estagiário muitas vezes não é remunerado, o trainee tem uma série de vantagens. A primeira é que a grande maioria dos contratos é regida pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) e todos os direitos trabalhistas estão garantidos. Não existe remuneração mínima e ela vai depender da política da empresa, mas, geralmente, os benefícios monetários acompanham o plano de cargos e salários da empresa”, diz.

Além disso, Rosana afirma que os benefícios emocionais propiciados pelo aprendizado são inúmeros. “Ao se tornar trainee, surge uma possibilidade única de aprender com profissionais experientes dentro da empresa. Os trainees vão ter uma integração muito forte com outras pessoas e passar por diversas áreas da organização. É quando ele tem a oportunidade de ‘colar’ em um profissional mais experiente e se espelhar nele.”

O principal conselho que Rosana dá a quem quer ser trainee é investir na preparação e agir. “Estude assuntos da atualidade, conheça o mercado, seja uma pessoa com iniciativa e com proatividade e veja como isso pode ser aplicado na vida diária.

O marketing pessoal é extremamente importante e não só no processo seletivo. Amplie sua rede de contatos, veja como o que você faz pode ser útil para essas pessoas e, com certeza, você vai abrir diversas portas”, conclui.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Getty images / Arte: Eder Santos