Como usar e cuidar corretamente das máscaras de proteção individual no dia a dia

Confira também a explicação do infectologista Cláudio Stadnik sobre a importância do uso da máscara e como ela protege do novo coronavírus

Imagem de capa - Como usar e cuidar corretamente das máscaras de proteção individual no dia a dia

Diante da determinação por Lei (nº 14.019) da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção individual em espaços públicos e também em espaços privados (mas, acessíveis ao público), durante a pandemia do novo coronavírus, é cada vez mais importante saber o jeito correto, não só de uso desse acessório de proteção, mas, de manuseio e higienização.

O jeito correto do uso da máscara deve ser cobrindo completamente o nariz e o queixo, com o acessório bem ajustado nas laterais. Além disso, o manuseio deve ser feito pelos elásticos. No caso das artesanais, na hora de lavar, o uso de água e sabão é recomendado. Ou, ainda, diluir uma colher de água sanitária em meio litro de água e deixar de molho por 15 minutos.

Confira abaixo a matéria com essas e outras dicas, de como usar e cuidar corretamente das máscaras no dia a dia, do quadro “Xô, Corona!”, exibido pelo programa Cidade Alerta RJ:

A Lei sancionada pelo presidente da república Jair Bolsonaro, no dia 3 de julho último, aponta que as máscaras de proteção individual podem ser artesanais ou industriais. O uso obrigatório engloba vias públicas e transportes públicos coletivos.

Em entrevista exclusiva para o portal R7, o infectologista Cláudio Stadnik, médico da Santa Casa de Porto Alegre, explicou a importância do uso do acessório. Ele falou também sobre como as máscaras protegem as pessoas do novo coronavírus. Confira o vídeo abaixo:

É sempre importante lembrar que o não uso da máscara de proteção individual acarreta em uma multa estabelecida pelos estados ou municípios. O que já ocorre em diversas cidades pelo País.

imagem do author
Colaborador

Redação / Foto: Getty Images