Como lidar com as diferenças no relacionamento

Samara e Romualdo aprenderam a respeitar as características de cada um para que pudessem conquistar a felicidade conjugal

Imagem de capa - Como lidar com as diferenças no relacionamento

As diferenças de personalidade entre os parceiros ajudam a completar e equilibrar o relacionamento, mas em alguns casos se tornam motivo para brigas e podem levar até à separação.

Samara Galli de Souza, (foto abaixo) de 45 anos, conviveu com isso por muito tempo. Ela afirma que seus relacionamentos eram conturbados porque ela era egoísta, insegura e desconfiada. Além disso, pensava que deveria agir como seus pais tinham agido no relacionamento deles.

“Minha referência de relacionamento era o casamento dos meus pais, que era marcado por brigas, e eu achava que o meu deveria ser do mesmo jeito.”

Por conta do passado, Samara estava descrente do amor e queria permanecer solteira. Até que um dia ela conheceu Romualdo Aparecido de Souza, de 35 anos. Eles se apaixonaram e logo foram morar juntos. Ela relata que assim que começaram a se conhecer notaram o quanto eram diferentes quanto aos pensamentos, costumes, hábitos e até a idade – já que ela é dez anos mais velha do que ele. Por tudo isso, as brigas eram constantes e a estratégia de Samara era ficar dirigindo seu carro até tarde da noite e chegar em casa apenas quando Romualdo já estivesse dormindo.

Aprendizados
Romualdo também tinha enfrentado problemas nos relacionamentos anteriores, como brigas e traições, exatamente por não aceitar as diferenças existentes entre ele e as parceiras.

Até conhecer Samara ele só tinha se frustrado na área amorosa. Seu primeiro casamento, por exemplo, fracassou por causa do descontrole financeiro e de interferências familiares. Por isso, assim como Samara, ele tinha desistido do amor. “Por ter vivido um verdadeiro caos, prometi a mim mesmo que não me envolveria sentimentalmente com mais ninguém. Então, todos os meus relacionamentos eram superficiais e pautados apenas na satisfação dos meus desejos pessoais”, afirma ele.

Quando ele foi morar com Samara, as dificuldades se repetiram. Além disso, ela pensava diferente dele, os dois não entravam em um acordo e, por fim, brigavam. “No início eu estava cheio de esperança, mas não demorou muito para aparecerem as divergências. Eu era um homem frio e violento e estava casado com uma mulher ciumenta, possessiva e insegura”, conta ele.

Então, eles se separaram e Romualdo foi morar em outra cidade. Enquanto isso, Samara conheceu a Terapia do Amor e convidou Romualdo para que fosse com ela. Ele aceitou imediatamente o convite, voltou para sua cidade e começaram a participar juntos das palestras. Finalmente, eles se reconciliaram e, aos poucos, foram aprendendo a lidar com as diferenças. Em 31 de maio de 2018, eles se casaram na Celebração dos Casamentos no Templo de Salomão, em São Paulo. Hoje os dois têm prazer de conviver. “Temos um casamento restaurado, abençoado e feliz. Somos parceiros e ela é minha melhor companhia. Nos respeitamos e aprendemos a lidar com todas as diferenças”, conclui Romualdo.

imagem do author
Colaborador

Kaline Tascin / Foto: Getty images e cedida