Como incentivar seus funcionários?

Não se trata de agradá-los para "fazer média", mas lhes proporcionar boas condições de trabalho, o que refletirá na qualidade de vida e na produtividade

Imagem de capa - Como incentivar seus funcionários?

O que motiva um trabalhador a gerar bons resultados? Salário adequado, benefícios, ambiente agradável? Sim, todos eles, mas dar-lhe boas condições de trabalho – que deve ser uma das obrigações do empregador – não necessariamente o impulsiona a trabalhar. Isso, na verdade, o impede de ficar desmotivado. Há uma série de atitudes por parte da empresa que, unidas às condições citadas acima, “turbinam” a boa vontade do trabalhador.

A coach Rebeca Toyama, de São Paulo cita que “o bem-estar elevado do funcionário como um dos principais geradores de benefícios para a empresa está comprovado em pesquisas.Segundo um levantamento feito pela Universidade de Warwick, no Reino Unido, funcionários felizes são 12% mais produtivos do que os demais”.

Ela acrescenta ainda que outra pesquisa, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, afirma que há uma alta de 37% nas vendas e três vezes mais criatividade daqueles funcionários que se encontram satisfeitos em seu ambiente de trabalho”.

Levando em conta este cenário, o que pode ser feito para incentivar os colaboradores tanto de pequenas quanto de grandes empresas?

Novamente, as renomadas universidades e os especialistas têm algumas boas dicas. Vamos a elas:

• Condições materiais: segundo um levantamento da Associação Americana de Psicologia (APA, na sigla em inglês), apesar de parecer óbvio, funcionários se sentem desmotivados sem o material necessário ao desempenho de suas funções (ferramentas, computadores, programas, aplicativos, uniformes, equipamentos de segurança, meios de comunicação e até instalações, transporte e alimentação). Infelizmente, algumas empresas exigem resultados e fazem cobranças sem lhes dar as condições necessárias para isso.

• Clima: ninguém fica motivado em um ambiente ruim, aponta a APA. O gestor deve fazer uma pesquisa com todos sobre eventuais motivos de algum mal-estar no ambiente de trabalho, mas deve resolvê-los também com a ajuda de todos.

• Prêmios: incentivos com base em itens que o funcionário pode usar em sua vida pessoal têm impacto positivo ainda maior no trabalho, como passeios, aparelhos eletrônicos, entre outros, destaca a APA.

• Capacitação: como exigir resultados sem preparar o funcionário para a função que ele deve desempenhar? Ele se sentirá motivado por ter tido acesso a um treinamento adequado, mesmo que isso implique em incentivos para cursos técnicos, faculdades ou algo além
da graduação.

• Remuneração adequada: todos trabalham por um pagamento e se sentem motivados a se esforçarem mais quando são compensados financeiramente.

• Reconhecimento: dê valor ao bom desempenho, mas faça o funcionário que se empenhou para alcançá-lo saber disso. Não só com elogios rasgados em público e tapinhas nas costas, mas mostrando que o funcionário e o que ele fez tiveram impacto positivo na empresa.

• Dê o exemplo: um gestor que é admirado pelos liderados lhes transmite mais confiança para que trabalhem ao lado dele. Mas é importante que eles saibam que o líder está naquela posição por mérito e esforço.

• Gentileza: um estudo da Associação de Contabilistas do Reino Unido (ADT, em inglês) mostrou que uma boa relação do gestor com os funcionários os impulsiona até mais do que lhes oferecer bons salários, enquanto grosseria, hipocrisia e arrogância desmotivam até os mais bem pagos.

• Expectativas possíveis: de acordo com uma pesquisa da Universidade Yazd, no Irã, uma empresa precisa ter metas desafiadoras para os funcionários, mas realistas. Se o funcionário se sente sobrecarregado ou obrigado a cumprir resultados irreais e sem condições de atingi-los, perde o interesse e a energia, além de se sentir escravizado.

Para a coach Rebeca Toyama, quando os gestores evidenciam uma preocupação até com os mínimos detalhes do trabalho e demonstram que se importam com seus colaboradores, isso, de alguma forma, gera resultados positivos não somente para eles, mas também para a empresa como um todo. “Mostrar reconhecimento, como já foi dito, dá um ânimo a mais para que o funcionário prossiga com seu trabalho e dá a ele a certeza de que está fazendo a coisa certa para todos”, finaliza Rebeca.

imagem do author
Colaborador

Marcelo Rangel / Foto: Getty Images