Rede aleluia
Como economizar gás?
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 8 de Maio de 2022 - 00:05


Como economizar gás?

Saiba proteger seu bolso neste momento de preços tão altos

O gás de cozinha é um dos itens que mais atacaram o bolso do brasileiro nos últimos anos. O valor médio do botijão de 13 quilos chegou a R$ 113,66 na segunda semana de abril deste ano e segue pressionando o orçamento familiar. É o maior valor desde dezembro de 2021, segundo a Agência Nacional do Petróleo (ANP). Somados os últimos 12 meses, a alta chega a quase 30% acima da inflação. Quem usa gás encanado também não se livrará da alta. O aumento entre 2021 e o fim deste ano pode chegar a 250%, estima a Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres.

Assim, aprender a economizar é fundamental. Para Anton Schwyter, coordenador do Programa de Energia e Sustentabilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), a economia começa com o fechamento parcial de janelas perto do fogão: “o vento que entra pode diminuir a potência das chamas, exigindo mais tempo de uso de gás até que as panelas atinjam a temperatura ideal de cozimento. Mas não feche totalmente as janelas para que, caso ocorra algum vazamento, o gás escoe e evite acidentes”.

Também é importante atentar para a cor das chamas no fogão: “azul significa a queima total do gás em combustão com o oxigênio, com uma chama mais intensa e mais quente. Se houver uma coloração diferente, é necessário limpar a boca com água e sabão ou até usar uma agulha apropriada para desentupir os orifícios. A limpeza diminuirá o gasto de gás”. Ele também recomenda planejar o uso do fogão: “coloque no forno, por exemplo, pratos diferentes que possam ser feitos na mesma temperatura” (veja mais no quadro ao lado).

Além disso, vale ficar atento quanto a possíveis vazamentos. “Cheque o botijão de gás, as mangueiras, as roscas do botijão e os canos do fogão e forno despejando um pouco de espuma de sabão e observe se há formação de bolhas de ar. Caso apareçam, faça a troca do equipamento defeituoso. Você vai economizar e também evitar acidentes sérios”, conclui.


Como economizar gás?
  • Eduardo Prestes / Arte: Edi Edson 


reportar erro