Como construir a sua marca pessoal?

Nesta matéria você aprenderá a se destacar usando bem suas qualidades

Imagem de capa - Como construir a sua marca pessoal?

Você já parou para pensar em como é visto por outras pessoas? Que imagem você passa para familiares, colegas de trabalho, possíveis parceiros e empregadores? Todos nós somos uma marca – é isso mesmo: uma marca. Contudo muitos não sabem como construir uma marca de sucesso não apenas no âmbito pessoal como também no profissional.

Com a leitura desta matéria você aprenderá o que é personal branding e como usá-lo a seu favor. Segundo Samuel Aguiar de Castro e Souza, consultor do Sebrae- SP, todos nós temos o poder de construir e deixar marcas. “Nossa forma de expressar conhecimento, nossas habilidades e nossas atitudes nada mais são do que marcas pessoais e integram o termo personal branding”.

Ele explica que marca só é marca quando deixa uma marca. “É muito aconselhável que as pessoas pensem nisso e exercitem uma espécie de gestão da sua marca pessoal, agindo e se posicionando de forma que o seu público compreenda claramente quem vocês são e o que têm a oferecer.”

Samuel ainda relata que ao pensarmos em nossa marca, temos que entender claramente pelo que queremos ser lembrados e trabalhar essa imagem.

Passo a passo
Você, leitor, pode construir sua marca de forma autônoma. Samuel ressalta que primeiro é preciso começar pensando em quais são suas habilidades, conhecimentos, crenças e aspirações e como pode aplicar tudo isso para gerar ganhos para as pessoas que o cercam (clientes, parceiros, superiores ou a sociedade). Leve em consideração três perguntas: que impacto você quer causar? qual legado pretende deixar? como você deseja ser lembrado?

De acordo com Samuel, a partir desses questionamentos também é possível construir uma “persona”, ou seja, um personagem que represente o público ou o nicho que você pretende impactar com sua marca pessoal. Para quem você deseja ser uma referência e em que área quer atingir reconhecimento?

Samuel esclarece que a marca pessoal depende de vários aspectos: “claro que, ao pensar em personal branding, estamos falando da pessoa como um todo. Isso compreende, além das atitudes, das crenças e dos valores, o tom de voz, as vestimentas, o estilo de vida, os hobbies, enfim, a pessoa em sua totalidade, e é realmente fundamental elaborar o todo para que haja consistência e verdade na construção e na aplicação da sua marca pessoal”, detalha.

Qual é a diferença entre o branding e o marketing?
Mas, afinal, personal branding não é a mesma coisa que marketing pessoal? Samuel enfatiza que o branding faz parte do marketing. Para que o marketing tenha sucesso, é essencial ter um bom branding, palavra em inglês que remete ao conjunto de ações relacionadas aos propósitos e valores de uma marca, seja ela pessoal ou empresarial. “O branding conta quem é a empresa e por que ela existe. Podemos falar que o branding é a alma da empresa ou, neste caso, da pessoa, pois tem o poder de fornecer uma identidade real, que gera e enaltece emoções, valores, propósitos e crenças”, diz.

O papel do marketing é analisar e apresentar ao mercado soluções que atendam às demandas de clientes, gerando vendas e lucro para uma organização ou para um profissional.

O especialista afirma que quando se fala em marca pessoal é muito comum fazer referência a grandes e icônicos personagens de séries e filmes, afinal, eles deixam suas marcas em nossas mentes e corações. Entretanto uma grande recomendação é: tenha autenticidade e verdade ao pensar, construir e aplicar sua marca pessoal.

O Autor da sua marca
Para construir uma marca pessoal de sucesso, além das dicas do especialista, o segredo é se aliar ao Autor da marca que você é, ou seja, o próprio Senhor Jesus, que o fez de forma única.

Para aprimorar a sua marca pessoal e os seus negócios, participe do Congresso para o Sucesso, realizado às segundas-feiras no Templo de Salomão, em São Paulo, ou em Universal mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Maiara Máximo / Foto: Getty images