Como atender a melhor idade em seu negócio?

Envelhecimento da população brasileira traz desafios e oportunidades a empreendedores de todas as áreas. Saiba como se preparar para atender este público

Imagem de capa - Como atender a melhor idade em seu negócio?

Você já parou para pensar na mudança no perfil do consumidor brasileiro? Com o aumento da expectativa de vida, o número de pessoas com mais de 60 anos está crescendo bastante nos últimos anos. Em 2039, o Brasil terá mais idosos com mais de 65 anos do que crianças menores de 15 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Diante deste cenário, como você, empreendedor, está se preparando para atender essa faixa etária? A sua empresa tem algum produto ou serviço voltado para esse público? O primeiro passo para atender as pessoas com mais de 60 anos é estar aberto para compreender as necessidades deste consumidor.

Marcelo Ortega, especialista em vendas e autor de livros sobre o tema, dá algumas dicas: “nós temos muitos perfis entre as pessoas com mais de 60 anos. Às vezes, o maior defeito em vendas é o prejulgamento, é achar que todo mundo é igual. Outro problema é o excesso de automação. Ela é importante para rastrear os hábitos de compra com o apoio de ferramentas de navegação e redes sociais, mas a maior habilidade de vendedores é a arte da pergunta. É preciso ouvir o público com atenção e interesse. O idoso não quer conversar com robôs”.

Fernanda Bueno, consultora do Sebrae-SP, acrescenta que é importante compreender os valores e a experiência de vida desse público. “Os idosos em geral não têm tanta pressa, muitos estão aposentados, eles gostam de conversar. Por isso, a equipe precisa gostar de pessoas e ter paciência e sensibilidade. As pessoas com mais de 60 anos têm exigências diferentes, elas gostam de produtos com mais qualidade. Se sentirem que suas necessidades foram atendidas, se o produto ou serviço solucionar mesmo o problema, elas se tornam clientes fiéis”, avalia.

Fernanda também destaca que a comunicação precisa estar alinhada. “A linguagem deve ser clara e compreensível para esse público e não se deve subestimar a inteligência dele.”

Ortega sugere que o empreendedor faça pesquisas para compreender melhor o consumidor. “É bacana ser criativo, ter informação sobre o consumidor, manter um histórico com os gostos e hábitos, e manter contato com as pessoas.”

Respeito
O Bispo Antônio Santana, coordenador nacional do Calebe, grupo da Universal dedicado à melhor idade, lembra que pessoas com mais de 60 anos precisam ser tratadas com respeito. “Uma questão é a educação, o tratamento dado à melhor idade. Nós percebemos que existem muitas pessoas com pouca paciência. A explicação e a orientação clara são muito importantes. É difícil para o idoso ficar lendo rótulos.

Além de oferecer produtos de qualidade, é importante melhorar o esclarecimento, ser claro sobre os produtos que estão sendo apresentados”, afirma.

Ele ainda recomenda que o nicho de alimentação ofereça produtos com mais qualidade. “Empreendedores precisam entender que o grupo da melhor idade precisa de produtos de primeira qualidade e dirigidos a eles. E também precisam investir na questão da orientação, da instrução”, finaliza.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images / Arte: Eder Santos