Como a TV prejudica seus filhos

Cada hora diária em frente às telas aumenta a chance de desenvolverem transtornos. Entenda

Imagem de capa - Como a TV prejudica seus filhos

Cada hora diária perdida em frente à televisão aumenta em 9% o risco de crianças desenvolverem Transtorno de Défict de Atenção e Hiperatividade (TDAH). É o que aponta um artigo publicado no periódico britânico Archives of Disease in Childhood.

O estudo foi realizado pelo especialista Aric Sigman. Ele aponta a necessidade de os pais controlarem o tempo das crianças em frente às telas, pois os prejuízos neurológicos podem ser graves.

Outro estudo, este realizado pela Universidade de Toronto (Canadá), avaliou o comportamento de mil crianças com idades entre seis meses e dois anos. Os resultados indicam relação direta entre o tempo de uso de aparelhos como celulares e o atraso no desenvolvimento da fala. Quando uma criança utiliza esses aparelhos por, pelo menos, 30 minutos ao dia, têm o desenvolvimento da linguagem atrasado em 49%.

Cuidado na quarentena

Durante a pandemia de COVID-19, quase todas as escolas e creches pausaram as atividades. Até mesmo porque algumas estão enviando material de estudo aos alunos, assim, o tempo de tela das crianças tende a aumentar.

Por isso, os pais devem se esforçar para equilibrar as atividades dos filhos. Deixá-los em frente ao computador, ao celular ou à televisão, indefinidamente, pode causar os problemas citados acima, além de muitos outros.

A coordenadora da Escola de Mães, Neia Dutra, orienta os pais a utilizarem a criatividade para interagir com as crianças. A educadora, inclusive, ressalta que “essa é a oportunidade de se reaproximar dos filhos, já que a correria do dia a dia distanciou muitas famílias”.

“Essa é uma boa oportunidade para os pais se aproximarem emocionalmente de seus filhos, contando como era sua infância quando não tinham a tecnologia para distraí-los. Conte e ensine-os sobre as brincadeiras que faziam como, jogo da velha, telefone de lata e barbante, stop, passa-anel, estátua, dentre outras”, orienta Dutra.

Essas atividades, além de tirarem os pequenos de frente das telas, auxiliarão no desenvolvimento cognitivo dos mesmos. Ademais, aproximarão pais e filhos.

Participe da Escola!

Mesmo durante a quarentena, a Escola de Mães segue ativa, auxiliando pais a educarem e desenvolverem uma relação saudável com seus filhos. Por meio das redes sociais, são disponibilizadas dicas, conselhos e esclarecimento de dúvidas dos pais.

Em junho, por exemplo, será realizada uma live no dia 14 próximo, a partir das 16h.

A live será transmitida pelo Instagram. Clique aqui para curtir a página e receber a notificação quando a transmissão iniciar.

imagem do author
Colaborador

Andre Batista / Foto: Getty Images