Aumente a produtividade da empresa sem mexer no seu bolso

Saiba como ampliar os lucros do negócio sem precisar fazer grandes investimentos

Imagem de capa - Aumente a produtividade da empresa sem mexer no seu bolso

Você precisa aumentar a produtividade do seu negócio, mas não tem dinheiro para investir? Saiba que este é um dos grandes dilemas enfrentados por empreendedores de todos as áreas. Afinal, é possível ampliar os lucros e melhorar o clima organizacional sem mexer no seu bolso? Para alívio dos líderes que precisam ajustar as contas em 2020, a resposta é sim. Entretanto é preciso disposição para fazer algumas transformações na cultura e nos hábitos da empresa.

O especialista em programação neurolinguística Eduardo Rocha destaca que muitas empresas enfrentam queda na produtividade por causa de falhas na comunicação com funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes. Por isso, o primeiro passo para melhorar a situação do negócio é fazer uma revisão nos processos comunicacionais. Para Rocha, os líderes devem estar preparados para enfrentar os novos desafios do mercado.

“O cenário atual é de grandes incertezas e mudanças constantes, o que leva as pessoas a sentir instabilidade e insegurança. Por isso, é preciso desenvolver uma comunicação transparente, assertiva e clara. Os gestores devem ser verdadeiros e procurar entender cada membro da equipe”, diz. Rocha afirma que, em muitos casos, a solução que a empresa precisa pode surgir de ideias oferecidas por funcionários e colaboradores. “Muitos funcionários têm a intenção de ajudar, mas não são ouvidos”, constata.

Saber respeitar as diferenças e agir de forma ética também são quesitos fundamentais para melhorar a comunicação da empresa, explica Rosana Daniele Marques, gerente de gestão de pessoas da Crowe, rede global que atua nas áreas de gestão, auditoria e consultoria. “Um líder precisa saber respeitar as diferenças e se relacionar com todos de forma justa, pois ele trabalha com pessoas com diferentes orientações e modos de pensar. A boa conduta ética é muito importante, pois o líder está sendo observado e avaliado o tempo inteiro.”

Rosana sugere que uma pesquisa de clima organizacional pode ser uma forma de compreender os problemas internos da empresa. “É possível mensurar os problemas e mapear o que é importante para as pessoas e o que a empresa não está conseguindo enxergar. A pesquisa pode ser feita de forma anônima, mas é importante que ela seja padronizada para poder comparar índices. A partir da pesquisa, a empresa pode criar um plano de ações envolvendo os profissionais”, afirma.

Ações positivas
Rocha diz que empresas que estão passando por situações difíceis precisam esclarecer o cenário para os colaboradores e montar um plano de crise. “Se a empresa passa por um momento de dificuldade, o líder pode esclarecer a questão e criar um plano com início, meio e fim.

Entretanto é importante estimular os colaboradores a ‘desligar a chave’ ao sair da empresa e valorizar os momentos com a família, os amigos, praticar um hobby e atividades físicas”, sugere.

Rosana lembra que algumas ações simples podem melhorar o clima organizacional e estimular o aumento da produtividade. “Em alguns casos, as pessoas sentem falta de uma política de flexibilidade no horário e isso pode ser resolvido sem custos. A empresa também pode buscar parcerias para oferecer descontos em academias, universidades e outros fornecedores. Se a empresa não pode investir, ela pode oferecer flexibilidade para que o profissional faça uma pós-graduação e cursos que vão ajudar a empresa a enfrentar desafios em sua área de atuação”, argumenta a profissional.

imagem do author
Colaborador

Rê Campbell / Foto: Getty Images