Armênia: Universal ajuda crianças que fugiram de zona de guerra

Mobilização da Igreja chegou a redes sociais; tocados pela situação, habitantes de outros países estão colaborando

Imagem de capa - Armênia: Universal ajuda crianças que fugiram de zona de guerra

A Igreja Universal do Reino de Deus da Armênia mobilizou voluntários e se tornou um ponto de arrecadação para auxiliar crianças afetadas pela guerra entre aquele país e o Azerbaijão, com a coleta e a distribuição de donativos.

Há três semanas, tropas das duas nações estão se enfrentando no pior conflito na região desde uma violenta guerra étnica que aconteceu nos anos 1990. A disputa atual gira em torno da posse do território de Nagorno-Karabakh, uma pequena área que é reconhecida como parte do Azerbaijão — país majoritariamente muçulmano –, mas que tem população armênia, de maioria cristã.

De acordo com a Imprensa internacional, nos últimos dias, centenas de pessoas já foram mortas em decorrência de bombardeios e outros ataques.

O responsável pela Universal no país, Pastor Diego Silva, relata que o cenário é terrível. “Temos visto muitas pessoas traumatizadas, com pânico, medo, preocupadas com seus familiares que estão lá nas fronteiras. A maioria das pessoas aqui tem algum familiar que está na guerra”, explica.

O Pastor Diego conta que uma frequentadora chegou à Igreja aos prantos, preocupada com seus dois filhos que foram convocados para servir o exército na zona de guerra. Ela já estava há três semanas sem notícias deles.

Perda e ajuda

Parte do auxílio que a Universal da Armênia já ofereceu nesta guerra chegou a 150 crianças que estão morando em um abrigo. Foram doadas cestas básicas, peças de roupa e fraldas, além de álcool em gel.

“Muitas crianças perderam o pai, e as mães se viram sozinhas com os filhos. Elas sofreram com as perdas, afinal, essas pessoas que vieram da fronteira perderam tudo, perderam suas casas, pois tiveram que sair às pressas. E elas não sabem quando vão retornar”, explica o pastor.

Os membros da Universal estão doando e arrecadando donativos na comunidade, com vizinhos. A mobilização da Igreja chegou também às redes sociais, e habitantes de outros países, tocados pela situação, estão entrando em contato com os voluntários para oferecer ajuda.

Segundo o responsável pela Universal local, a igreja tem trabalhado em parceria com orfanatos e abrigos. “Procuramos saber os lugares que estão mais necessitados, e levamos as doações”.

A Universal da Armênia foi inaugurada em 20/8/2017, em Erevã, capital do país.

imagem do author
Colaborador

UNIcom