A origem da degradação humana

A desobediência a Deus tem levado milhões de pessoas a renunciar a seus princípios e a alimentar de forma sutil o pecado

Para onde caminha a Humanidade? É inevitável fazer esse questionamento ao olhar as notícias que circulam pelo País e pelo mundo. Elas narram histórias cada vez mais absurdas e chega a ser difícil de acreditar que ocorreram. Mas, em um mundo tão tecnológico, mais do que palavras, as imagens comprovam que o ser humano está caindo cada vez mais fundo em sua própria degradação.

O Brasil foi surpreendido recentemente com o vídeo gravado escondido por enfermeiras de um hospital que estranharam a atitude de um médico anestesista quando realizava operações cesarianas. O celular, escondido entre os equipamentos hospitalares, constatou um dos crimes mais absurdos noticiados recentemente: o profissional abusava das pacientes enquanto elas estavam dopadas na mesa de cirurgia.

Sem pudor, vergonha, medo nem respeito, o profissional praticava o ato em uma sala repleta de outros profissionais. O médico, de 31 anos, se formou em 2017 e teria concluído a especialização em anestesia no final de abril. Só no dia em que as imagens foram gravadas, no início de julho, ele teria participado de três partos. Detido em flagrante pelo crime de estupro no hospital, o homem ainda se mostrou surpreso. Só não mais surpreso do que as vítimas, os colegas de trabalho e muitos brasileiros.

Apesar de trágica, essa história não é a única que demonstra o quão cruel pode ser uma pessoa para satisfazer um desejo. Mas o que leva uma pessoa a uma situação tão degradante? No caso do médico, o problema certamente não começou do dia para a noite. A degradação tem início dentro do ser humano por meio de sentimentos e pensamentos alimentados deliberadamente, sem vigilância nem senso do que é certo ou errado.

O preço do pecado
A origem de todo o mal que assola a Humanidade é o pecado. O primeiro episódio aconteceu no Jardim do Éden, quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram o fruto proibido. Eles tinham um jardim inteiro, mas a curiosidade e o que eles viram e ouviram da serpente falaram mais alto. E, assim, eles perderam o que tinham de mais precioso: a comunhão com Deus. Vale ressaltar que Eva não comeu o fruto imediatamente. A Palavra de Deus diz que ela fez uma análise e “viu que a árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento” (Gênesis 3.6), ou seja, houve alguns passos antes de sua degradação.

O mesmo aconteceu com Caim. Ele teve a oportunidade de agradar a Deus, mas agiu de modo desleixado. Apesar disso, o Criador não o expulsou de Sua presença, mas o alertou, como está escrito em Gênesis 4.7. Caim, porém, não Lhe deu ouvidos. Tomado pela inveja que sentia de Abel, ele matou o irmão.

Caim sabia o que precisava fazer, mas decidiu seguir seus instintos carnais. “O pecado é uma doença que leva a alma à morte eterna.

Semelhante ao câncer, ele se alastra silenciosamente. Assim como muitos cancerosos vivem suas vidas normalmente, sem buscar tratamento por não saberem que carregam a raiz da morte dentro de si, os que vivem na prática do pecado também costumam levar suas vidas normalmente, sem buscar reconciliação porque não sabem que dentro de si carregam a raiz que os levará ao inferno”, salientou o Bispo Edir Macedo em uma publicação em seu blog.

Assim como as doenças, o pecado também tem um sintoma característico: a desobediência. “O pecado pode estar muito bem escondido, mas as ações e reações desobedientes de uma pessoa denunciam que ele está em seu coração”, escreveu.

Esse argumento explica bem a origem da degradação humana e o que tem feito tantas pessoas se submeterem a situações extremas. Contudo é importante ressaltar que a desobediência pode começar aos poucos, por meio do orgulho, da malícia, da inveja, da altivez, da falta de temor, do afastamento de Deus, da ganância etc. “Ela é uma injustiça que sinaliza outras injustiças. Por isso, quem desobedece à Palavra do Altíssimo ou a autoridade por Ele constituída provavelmente carrega algum ou alguns desses males em seu interior”, comentou.

Mudando de rota
O destino daquele que vive no pecado é a morte espiritual (Romanos 6.23), mas os que reconhecem que estão indo por esse caminho e querem um recomeço recebem de Deus uma nova chance. Para isso, é preciso literalmente renunciar a tudo aquilo que afasta o ser humano de Deus: pensamentos, sentimentos, desejos, hábitos, amizades e até mesmo alguns relacionamentos, se for necessário.

É preciso santificação, ou seja, se separar do mundo e de tudo o que ele sugere (mentira, pornografia, adultério) para obedecer à Palavra de Deus. “Quando você sai do pecado e começa a viver uma vida íntegra, justa e que agrada a Deus, está vivendo em oferta agradável diante de Deus. Ele se agrada de você e satisfaz os desejos do teu coração”, disse o Bispo Macedo em um vídeo publicado em suas redes sociais.

A título de comparação, é possível entender que enquanto quem vive no pecado satisfaz um desejo imediato e colhe frutos podres a longo prazo, aqueles que abrem mão de suas vidas para viver a direção que vem do Criador até sacrificam certas coisas no início, mas colhem frutos de justiça aqui na Terra e, o principal, recebem a certeza da vida eterna. E tudo isso só depende de uma decisão. Agora, é a sua vez: qual caminho você pretende seguir?

imagem do author
Colaborador

Cinthia Cardoso / Arte: Eder Santos