A forma como você reage às situações diz muito sobre você

Veja se não está perdendo o contato com Deus ao agir de forma errada diante dos seus problemas

Imagem de capa - A forma como você reage às situações diz muito sobre você

Ele se diz cristão. Vai aos encontros na igreja e é educado com todos. Aos olhos alheios é o marido modelo. Sempre “boa-praça” com quem lhe solicita algo, ele é camarada e prestativo com os colegas de trabalho. Muitos dirão que se trata de um cara legal. Outros que é um bom amigo para as horas difíceis. Mas será que ele é assim em todas as situações? O que acontece quando esse homem passa por alguma adversidade? E se a sua conduta for testada no dia a dia, com as ocorrências naturais que a vida apresenta? Qual será a sua reação?

É bom saber que, por mais que se tenha a vida centrada na Palavra de Deus e em seus desígnios, os testes vão ocorrer. A vida não é brinquedo. É nessas horas que se vê quem é esse homem na realidade. Se acontece algum incidente de trânsito, por exemplo, como uma colisão leve do seu carro com o de outro motorista, como ele lida com isso? Já sai esbravejando com o outro condutor, partindo para a briga e fazendo ameaças de morte, ou mantém a calma e procura conversar para entender o que realmente aconteceu?

Em outra situação, esse mesmo homem precisa fazer a compra de um equipamento importante para a sua empresa com o seu cartão de crédito e, quando vai ao caixa para finalizar a compra, recebe a notícia de que o cartão está bloqueado. Será que esse homem vai se encher de ira e gritar aos quatro ventos que os incompetentes que estão fazendo isso com ele serão demitidos? Ou será que irá respirar fundo, ligar para a operadora do cartão e verificar o que está ocorrendo de forma civilizada?

Também há casos em que as adversidades pedem ações imediatas mais enérgicas que não podem esperar para amanhã. Em outros, é preciso tomar decisões que estão de acordo com a nossa maturidade. E é isso que se espera de um homem. Se ele ama uma mulher, mas se retrai, não conversa com ela para saber se há reciprocidade nesse sentimento e deixa esse momento passar, pode se arrepender pela vida inteira, por exemplo.

Se casos como esses ainda não aconteceram com você, tenha certeza de que situações similares vão se apresentar em sua vida. Podem ser momentos em que os seus limites serão testados ao máximo e vão exigir de você respostas. Nessas ocasiões, a forma como você lida com o que está acontecendo diz muito sobre você e mostra quem você é de verdade. Se fica nervoso em diversos momentos, precisa ter autocontrole. Se não raciocina diante de um problema, precisa preparar-se antes para pensar com calma nos momentos turbulentos. O seu vacilo na hora de uma decisão inadiável pode depor contra você e, por isso, essa atitude tem de ser mudada.

Todo homem tem suas batalhas: aquelas para as quais se prepara e também outras que se apresentam sem dar aviso. A vida não tem um roteiro lhe apontando o que vai acontecer. O que podemos fazer é nos guiar pela Palavra de Deus e sermos fiéis para cumpri-la em todos os momentos. Cada vez que você afasta a sua conduta disso, você também se afasta de Deus. Lembre-se e entenda: precisamos da presença dEle em todos os aspectos da nossa vida e em nossas ações para sermos homens de Deus de verdade.

imagem do author
Colaborador

Eduardo Prestes / Foto: Gettyimage