Rede aleluia
A Fé que Vence o Tempo
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
GaranhunsRecife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta RedondaCabo Frio
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCaraguatatubaCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
Baln. CamboriúBlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 4 de Dezembro de 2022 - 00:05


A Fé que Vence o Tempo

Documentário exclusivo do Univer Vídeo apresenta histórias de pessoas que fazem parte da trajetória da Universal desde o início

A Fé que Vence o Tempo

Quando trazemos à memória a história da Universal, logo nos recordamos do jovem pastor que abandonou a estabilidade de seu trabalho e, carregando consigo uma caixa de som e uma Bíblia, atendeu ao chamado de Deus e foi pregar em um coreto do Méier, no Rio de Janeiro, há 45 anos. Todavia, a Universal jamais seria a Universal se não fosse cada pessoa que abraçou e praticou a Fé inteligente inspirada pelo Espírito de Deus e ensinada por seu fundador, o Bispo Edir Macedo.

Assim como a Universal, essas pessoas também tiveram de lidar com a perseguição, o julgamento alheio e outras adversidades por fazerem parte dessa trajetória e hoje a Igreja já está em mais de 100 países.

Ouvindo a experiência desses servos mais antigos, o Bispo Gonçalves percebeu que todos tinham algo em comum e sugeriu que esses relatos fossem reunidos em um documentário.

Um lado nunca visto
O Pastor Alvino Almeida, que esteve à frente dessa produção exclusiva do Univer Vídeo, contou à Folha Universal que o documentário A Fé que Vence o Tempo faz parte da celebração dos 45 anos da Igreja e conta a história do ponto de vista de quem a vivenciou. “A história da Universal a partir das memórias do Bispo Edir Macedo já é conhecida. Em A Fé que Vence o Tempo, procuramos histórias inéditas, acontecimentos desconhecidos e pessoas comuns que viram a Universal nascer, acreditaram e permaneceram (nessa fé)”, explica.

A produção reúne cinco histórias de vida que se entrelaçam com a trajetória da Universal: as de Augusto Francelino, (foto abaixo) de Catarina Vincles, (foto abaixo) do Pastor Germano Santos, de Maria Bias e de Maura Helena. Sem dar muitos spoilers, o Pastor Alvino revela apenas que “tem um personagem com 45 anos na Universal, sendo 44 como obreiro” e que as jornadas de cada um deles se cruzam ao longo do tempo. Cada relato é carregado por preciosas lições que mostram por que uma fé que começou a ecoar em um coreto e ganhou a primeira igreja em um galpão de uma antiga funerária hoje permanece firme, levando a Palavra de Deus aos aflitos, transformando vidas e crescendo dia após dia.

Já o título do documentário, segundo o Pastor Alvino, “faz referência ao que a Universal é. Afinal de contas, anos se passaram, coisas aconteceram, lutas foram enfrentadas e, apesar de todas as dificuldades e adversidades, essa fé foi o que trouxe a Universal até aqui”.

Os bastidores
Durante pouco mais de um mês, uma equipe com mais de 60 pessoas fez gravações dia e noite por quase 200 horas no berço da Universal, o Coreto do Méier. O roteiro de A Fé que Vence o Tempo se baseia na história de cada personagem, desde como cada um deles conheceu a Universal até o segredo que os manteve na Igreja.

Entre pré e pós-produção, foram quase 1.000 horas de trabalho até que a equipe entregasse o produto final, que conta com três episódios, totalizando 83 minutos. O público verá uma produção de excelente qualidade, “com exemplos de superação, perseverança e fé definida para enfrentar o mundo e seus obstáculos, fazendo dos problemas uma oportunidade para a construção de um testemunho”, diz o Pastor.

A Fé que Vence o Tempo já está disponível na plataforma de streaming Univer Vídeo para cumprir o objetivo de “avivar a fé do povo, provar que a fé é realmente capaz de mover montanhas e dizer que o tempo só tornou os personagens mais fortes e próximos de Deus. Além de mostrar que, para quem crê, o tempo não é um problema, mas um aliado para alcançar objetivos, vencer preconceitos e permanecer”, conclui o Pastor Alvino.


A Fé que Vence o Tempo
  • Laís Klaiber / Fotos: Univer 


reportar erro