A desordem que gera frustrações

Caio e Sara Cezarino encontraram a felicidade no amor depois que seguiram os mandamentos de Deus. Entenda

Imagem de capa - A desordem que gera frustrações

Nos mandamentos deixados por Deus, as primeiras leis são amar a Deus acima de tudo e amar ao próximo como a si mesmo, mas há pessoas que pulam esses princípios quando buscam a felicidade amorosa. Dessa forma, elas deixam de considerar a direção de Deus em suas vidas e não vivem o amor-próprio. Quando não há esse autocuidado, as pessoas podem ter relacionamentos com etapas fora de ordem, o que leva muitas delas à dependência emocional e à frustração.

Esse foi o caso da estudante de medicina veterinária Sara Cezarino, de 26 anos, que viveu um relacionamento abusivo. “Nem chegou a ser um relacionamento oficialmente, mas eu gostava muito da pessoa na época e fazia tudo por ele. Era algo abusivo, pois ele tomava as decisões e eu as aceitava, a ponto de emprestar muito dinheiro a ele e não receber de volta. Foi assim por vários meses, até que um dia ele queria algo mais e, pelo fato de eu negar o que ele me pediu, ele sumiu”, diz.

Depois dessa experiência, ela ficou descrente de que poderia ser feliz e se fechou para o amor. “Eu não queria mais conhecer ninguém. Eu queria seguir a minha vida sem me importar com o amor. Criei uma ‘muralha’ que não deixava que ninguém se aproximasse de mim sentimentalmente, pois eu não queria me machucar de novo”, recorda.

Ao conhecer e frequentar as palestras da Terapia do Amor, ela afirma que entendeu que a forma como lidava com os acontecimentos do passado não era a melhor solução para superá-los e descobriu que precisava ter amor-próprio e o Autor do Amor em sua vida. “Eu só consegui me curar desse trauma com a ajuda das palestras. Parei de focar nas minhas expectativas de relacionamento e comecei a focar no que Deus tinha para mim. E tudo mudou tanto dentro quanto fora de mim.”

Depois desse processo de cura, ela conheceu o corretor de imóveis Caio Fernando Cezarino, de 26 anos, que também tinha um passado de frustrações amorosas. “Eu tinha sido traído no primeiro namoro, após cinco meses com essa pessoa, que, depois disso, me deixou. A partir disso, comecei a me ver e a ver as mulheres apenas como objetos. Eu só queria ‘curtir’ e não assumir nenhum compromisso”, diz.

Ele já conhecia o trabalho realizado pela Terapia do Amor, mas buscou ajuda somente depois que sofreu na vida amorosa. “Entendi que em primeiro lugar eu tinha que amar a Deus acima de tudo e, em seguida, a mim mesmo e não a outra pessoa. Isso me fez ver o quanto eu sou precioso para Deus. Com isso, mudei a minha mentalidade e deixei de me ver como um objeto a ser usado por outras pessoas.”

Sara e Caio se conheceram por meio de amigos em comum e, após várias conversas, decidiram assumir um relacionamento. Cerca de um ano depois, eles buscaram a bênção matrimonial no Altar de Deus em fevereiro de 2019. “Casamos no Altar porque tudo o que vem dEle é perfeito e não decepciona. Nenhum outro lugar do mundo poderia nos proporcionar isso. Ele representa o sacrifício, a entrega, a aliança e a força, tudo que é necessário para um casamento de fato durar muitos e muitos anos”, salienta Caio.

Hoje, eles vivem a colheita dessa escolha, que trouxe paz, felicidade e confiança para suas vidas. “Somos muito felizes juntos nesses quase cinco anos, somando namoro e casamento. Nunca tivemos uma briga, sempre sentamos e conversamos, crescemos e nos desenvolvemos juntos. Deus é o primeiro no nosso relacionamento e Ele é a nossa base para tudo”, conclui Sara.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Fotos: Cedidas