A decisão que depende só de você

Para mudar não é preciso ter tempo ou condições. Entenda como se tornar uma mulher diferente

Imagem de capa - A decisão que depende só de você

A atitude de dizer aos outros que deseja mudar não faz com que a mudança realmente aconteça. Seja no trabalho, seja no casamento, com os filhos ou até mesmo em relação à vida espiritual, a mudança depende de uma decisão reacional e única da própria pessoa – e não de sentimentos, pensamentos e circunstâncias.

Há mulheres que justificam que não conseguem mudar porque não têm condições para isso; outras dizem que precisam de um longo tempo para alcançar a mudança. Entretanto nada disso proporciona de fato uma verdadeira conversão, se a mulher não tiver se decidido a isso.

A colunista Cristiane Cardoso abordou esse assunto em seu blog. Ela afirmou que nada muda se não houver um desejo sincero, seguido de decisões. “Eu costumava achar que as pessoas custavam a mudar porque precisavam de tempo. Contudo, recentemente, cheguei à conclusão que ninguém precisa de tempo para mudar! O Senhor Jesus disse: ‘Seja, porém, a tua palavra: Sim, sim; Não, não. O que disso passar vem do maligno’. (Mateus 5.37). Em outras palavras, quando você decide mudar, você muda.”

Ela salientou que muitas mulheres não conseguem cumprir o que falam. “O problema é que muitas pessoas dizem que decidiram mudar, mas só ficam falando para si mesmas e para os outros que estão mudando. Essa conversa de que está mudando é apenas uma desculpa.

Ou você muda ou não muda. Uma vez que você decide mudar de verdade, você imediatamente muda por dentro: as suas ideias, os seus desejos, a sua vontade, os seus compromissos e tudo mais que se relaciona à decisão que foi tomada.”

Portanto não adianta querer que as pessoas ou as situações mudem, pois quem tem que ter uma postura diferente é você – e não seu marido, seus filhos, seu trabalho ou seu pastor. Ninguém vai fazer com que as situações mudem, mas você mesma, com um posicionamento distinto daquele que está tendo. Cristiane indagou: “é impossível não ouvir aquele tipo de música que perturba o seu espírito? É impossível não mentir? É impossível evitar aquelas amigas que a levam para o caminho errado? É impossível se submeter ao seu esposo? É impossível deixar o orgulho de lado e reconhecer seus erros? É claro que não. Se você acha que é, então você não quer mesmo mudar. Talvez esteja à espera de que a mudança aconteça como num passe de mágica e sem que tenha que evitar as coisas que gosta de fazer.”

Ajuda Divina
Realmente a mudança é uma tarefa diária e que exige sacrifícios. Se você não está conseguindo vencer seu orgulho, seus pensamentos ou suas manias, peça ajuda ao Espírito de Deus, pois, quando Ele entra na vida e na mente de uma pessoa, a transformação acontece.

Entretanto, se você não estiver decidida a mudar, suas palavras serão apenas como poeira levada pelo vento e, mais cedo ou mais tarde, você vai desistir mais uma vez.

imagem do author
Colaborador

Camila Teodoro / Foto: Getty Images