Rede aleluia
“Devo compartilhar a senha do celular com minha Esposa?”
São Paulo
Centro-Oeste
Distrito Federal
Brasília
Goiás
AnápolisGoiânia
Mato Grosso
Cuiabá
Mato Grosso do Sul
Campo Grande
Nordeste
Alagoas
Maceió
Bahia
Feira de SantanaIlhéusItabunaSalvador
Ceará
Fortaleza
Maranhão
São Luís
Paraíba
João Pessoa
Pernambuco
Recife
Piauí
Teresina
Rio Grande do Norte
Natal
Sergipe
Aracaju
Norte
Acre
Rio Branco
Amapá
Macapá
Amazonas
Manaus
Pará
Belém
Rondônia
Porto Velho
Roraima
Boa Vista
Tocantins
Palmas
Sudeste
Espírito Santo
Vitória
Minas Gerais
Belo HorizonteJuiz de ForaUberlândia
Rio de Janeiro
Angra dos ReisBarra MansaCabo FrioCampos dos GoytacazesMacaéRio de JaneiroVolta Redonda
São Paulo
AraçatubaAraraquaraBauruCampinasCatanduvaFrancaJaúJundiaíLimeiraMaríliaPiracicabaPraia GrandePresidente PrudenteRibeirão PretoSantosSão CarlosSão João da Boa VistaSão José do Rio PretoSão José dos CamposSão PauloSorocabaTaubatéVotuporanga
Sul
Paraná
CascavelCuritibaFoz do IguaçuLondrinaMaringáPonta Grossa
Rio Grande do Sul
PelotasPorto AlegreRio GrandeSanta Maria
Santa Catarina
BlumenauCriciúmaFlorianópolis

Notícias | 28 de junho de 2020 - 00:05


“Devo compartilhar a senha do celular com minha Esposa?”

“Devo compartilhar a senha do celular com minha Esposa?”

O aluno Fernando pergunta aos professores Renato e Cristiane Cardoso sobre o compartilhamento de senhas das redes sociais. Eles lhe responderam que o problema do aluno é pensar que existe privacidade no casamento. Confira.

FERNANDO – Gostaria de falar de um problema que está destruindo muitas relações: o compartilhamento das senhas das redes sociais. Devo compartilhar a senha do celular com minha esposa? E quais vantagens e desvantagens há nisso?

CRISTIANE – Você está pensando que o problema é o compartilhamento das senhas das redes sociais, mas não está vendo que o problema é o uso de redes sociais. Essa privacidade toda que você tanto quer não é problema para você nas redes sociais; o problema é compartilhar sua privacidade com sua esposa.

RENATO – Nós já falamos antes que não existe privacidade dentro do casamento. Aliás, não é só no casamento, não. Mesmo porque, hoje em dia, você não tem privacidade em lugar nenhum. Se o presidente dos Estados Unidos não consegue esconder a vida dele e se até as nações sofrem espionagem, imagine com as outras pessoas.

CRISTIANE – Você quer privacidade em relação à sua esposa, mas deseja compartilhar seus segredos com o mundo e não com ela.

RENATO – Você está “viajando na maionese”. Não faz nenhum sentido você querer privacidade em relação à sua esposa, mas aceitar que todos os demais tenham acesso à sua vida. A empresa do seu telefone, a internet, seu patrão, o departamento de recursos humanos da empresa em que você trabalha têm acesso a várias coisas da sua vida e você quer defender com unhas e dentes a privacidade em relação à sua esposa?

CRISTIANE – Vamos pensar então, Fernando, que está tudo bem você ter sua privacidade. Mas para quê? O que você acha que a sua esposa não deve saber? O que não é bom que sua esposa saiba? Porque, se existe alguma coisa que ela não deva saber, então tem algo errado na sua relação. Se estivesse tudo bem e não tivesse nada de errado, não haveria nenhum problema de sua esposa saber algo mais de você. Ela não teria problema em saber que você conversa com seu amigo sobre futebol, por exemplo, mas teria problema se soubesse que você e seu amigo ficam trocando fotos de mulheres nuas, por exemplo. Você pode até pensar que essa atitude tem a ver com sua privacidade, mas, na verdade, você está desrespeitando sua esposa agindo assim. Se coloque no lugar dela e imagine se fosse ela que quisesse privacidade. Até hoje ninguém conseguiu dar uma razão plausível a essa bendita privacidade tão defendida.

RENATO – Você pergunta das vantagens e desvantagens do compartilhamento das senhas. Para ser direto de qual a vantagem de dar suas senhas a sua esposa: se você não está fazendo nada de errado, está então em paz total com ela e consigo mesmo porque ela tem acesso a tudo. Então, você não tem uma esposa desconfiada, com “grilos” na cabeça, imaginando por que ela não pode entrar no seu celular ou na sua rede social. A desvantagem é: se você está fazendo algo errado, ela vai saber.

CRISTIANE – Você está causando problemas por não compartilhar suas senhas.

RENATO – Seu comportamento deve estar acima de qualquer questionamento. Se você agir sem segredos, nada vai lhe atingir porque seu comportamento não causará dúvidas.


“Devo compartilhar a senha do celular com minha Esposa?”
  • Kaline Tascin / Foto: Getty Images 


reportar erro