Palestra “Namoro Blindado nas Escolas” abre via de diálogo com jovens

Projeto conta com uma equipe que visita as instituições de ensino, conversa com adolescentes sobre vida amorosa e distribui livros gratuitamente

Imagem de capa - Palestra “Namoro Blindado nas Escolas” abre via de diálogo com jovens

Crianças e adolescentes em idade escolar cada vez mais têm acesso a uma variedade temática de informação, principalmente por meio de dispositivos eletrônicos usados diariamente. Porém, no dia a dia, pouco se aborda o assunto vida amorosa para jovens nessa fase.

Com o objetivo de abrir uma via de diálogo com esses jovens, especialmente entre 13 e 18 anos, os apresentadores do programa “The Love School” e autores do livro “Namoro Blindado”, Renato e Cristiane Cardoso, desenvolveram o projeto “Namoro Blindado nas Escolas”.

O projeto conta com uma equipe que visita instituições de ensino, a princípio na cidade de São Paulo, e realiza uma palestra direcionada a alunos do fundamental e médio, com o intuito de orientar os jovens a como lidar com as expectativas, medos, dúvidas e qualquer assunto pertinente aos relacionamentos amorosos na juventude.

“A questão da vida amorosa, por exemplo, quase não é abordada nas escolas, mas é muito importante conversar sobre isso com os jovens. A ideia de fazer a palestra para eles surgiu devido à enorme quantidade de questões que o casal Cristiane e Renato responde em seus programas, envolvendo situações que poderiam ter sido evitadas se as pessoas tivessem sido mais instruídas sobre o amor inteligente desde a adolescência”, explica o pastor Walber Barbosa.

O pastor palestrou durante o encontro realizado no último dia 11 de agosto (quando também se celebra o Dia do Estudante no Brasil) no Colégio Adventista do bairro do Tucuruvi, localizado na zona Norte da capital paulista.

Medo de errar no namoro

O pastor Walber e sua esposa Patrícia conversaram com mais de 200 alunos que lotaram o auditório do colégio. Todos juntos assistiram atentamente ao recado gravado em vídeo por Cristiane e Renato explicando a importância de aprender mais sobre o amor inteligente. Depois abriram o tempo da palestra para perguntas dos jovens também enquanto contavam algumas situações e experiências vividas pelo casal.

Segundo o pastor, muitos alunos que participam das palestras já estão em um relacionamento. Alguns falam abertamente com pais e amigos sobre isso e, geralmente, são os que têm boa referência familiar. Outros têm vergonha de assumir, namoram escondidos ou ainda há aqueles que preferem estar solteiros. Mas, todos podem apresentar uma mesma preocupação em comum, o medo de errar e de se machucar em um relacionamento.

A estudante do 3º ano, Alessandra Cardoso, de 18 anos, comentou sobre a importância da palestra e do incentivo à leitura do livro “Namoro Blindado”. “Para quem não namora, a palestra e o livro ajudam, pois, os jovens têm medo de se envolver, e muito receio de se relacionar. Para quem já namora, ajudam ainda mais porque como somos muito jovens, não tivemos muita experiência de vida. Eu gostei bastante da palestra e vou ler o livro com o objetivo de aprender todas coisas boas e usar na minha vida”.

O amor é construído

Os palestrantes, pastor Walber e sua esposa Patrícia, se conheceram há 30 anos, quando ambos tinham 11 anos de idade, começaram a namorar aos 17 anos e casaram aos 21. Dando o exemplo da própria história, falaram sobre como é importante para a vida amorosa do casal serem amigos. Eles também explicaram que mesmo estando há muitos anos juntos – como amigos, namorados e casados –, todos os dias eles aprendem algo novo, porque o amor não chega de repente, ele é construído aos poucos e ambos têm responsabilidade sobre a felicidade no relacionamento.

O estudante do 3º ano, Rodrigo Ribeiro, de 18 anos, ouvia atentamente as histórias e comentários. O jovem vive uma história semelhante a do casal, pois conheceu sua noiva ainda na infância, tornaram-se amigos e agora estão de casamento marcado. Ele afirmou que com a palestra e o livro ganhou boas referências.

“Aprendi que um só não faz diferença e que os dois devem contribuir. Se os dois lerem o livro podem chegar a uma conclusão juntos e obter sucesso no relacionamento. Por exemplo, é muito importante saber lidar com as discussões e as brigas porque são questões que desgastam muito e podem levar ao fim um casamento”, comentou.

A leitura do livro como aliada

O projeto também é uma ferramenta de estímulo a leitura, uma vez que durante as palestras são distribuídos exemplares do livro a cada um dos participantes.

“A distribuição de livros além de fomentar uma boa e saudável leitura é, por sua vez, uma aliada para aqueles que querem fazer a coisa certa em sua vida amorosa e seu relacionamento. A ideia do livro é descobrir o que é certo e o que bom, e entender que o que é certo nem sempre é chato”, concluiu o pastor.

O jovem Lucas Soares Oliveira, de 18 anos, estudante do 3º ano, comentou que apesar de ser solteiro, acredita que o livro o ajudará nessa fase da vida também. “Eu não namoro ainda, mas vou levar o aprendizado de hoje para quando começar um relacionamento. Acredito também que a leitura do livro vai me ajudar bastante a entender melhor a questão da vida amorosa e vai contribuir com todas as fases da minha vida. É um livro para a vida inteira”.

Ao final da palestra foram distribuídos mais de 200 exemplares do livro “Namoro Blindado”.

Você também pode solicitar a palestra “Namoro Blindado nas Escolas” em sua instituição de ensino. Atualmente, 70% das solicitações são advindas de alunos e 30% de docentes e pais. Envie um e-mail para eventos@namoroblindado.com e você será orientado a como proceder. Já há solicitações de todos os cantos do País e em breve a palestra chegará ao Rio Grande do Sul, Minas Gerais e outros estados brasileiros.

As aulas presenciais da Escola do Amor acontecem às quintas-feiras, em toda a Universal. Clique aqui para encontrar o templo mais próximo da sua casa.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Fotos: Demetrio Koch