Palestra alerta sobre o suicídio

Grupo da Saúde, da Universal, reuniu voluntários e profissionais da saúde. Saiba como foi

Imagem de capa - Palestra alerta sobre o suicídio

Recentes dados divulgados pelo Ministério da Saúde mostraram que o índice de suicídio no Brasil cresceu entre 2011 e 2015. Segundo a pesquisa, essa é a quarta maior causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos.

Em 2011, foram registradas 10.490 mortes, 5,3 a cada 100 mil habitantes. Já em 2015, os registros aumentaram chegando a 11.736 pessoas que tiraram a própria vida, segundo dados do Sistema de Informação sobre a Mortalidade (SIM).

Os homens são os que apresentam as maiores taxas de mortalidade, 79% do total, enquanto o número de mulheres é 3,6 vezes menos, 21%. Viúvos, solteiros e divorciados também foram os que mais morreram em consequência do suicídio (60,4%).

Sabendo desses números preocupantes, recentemente, profissionais da área da saúde e voluntários do grupo da Universal (que atuam constantemente levando palavras de fé aos enfermos que se encontram nos leitos dos hospitais, bem como na porta das instituições, prontos-socorros e postos de saúde de todo o País) participaram de uma palestra no Templo de Salomão, em São Paulo, cujo assunto abordado foi a questão do suicídio.

O encontro foi transmitido por videoconferência para cidades do interior paulista e também para alguns estados como: Bahia, Piauí e Sergipe.

A enfermeira Maria Teresa dos Santos, de 40 anos, presente no encontro, diz que já pensou em suicídio. Em uma determinada época de sua vida, conta, se sentia depressiva, deixou o marido e os filhos de lado. Mas, ao conhecer o poder da fé, tudo mudou.“Graças ao Espírito Santo, encontrei forças para vencer os pensamentos de morte e de depressão, e conquistei de volta a minha família, o bem-estar comigo mesma e com a profissão”, revelou.

Conheça o grupo da Saúde

Quem pode participar do grupo? Todos aqueles que têm amor ao próximo, especialmente os que já trabalham na área da saúde, direta ou indiretamente. Caso queira se tornar um voluntário, terá de passar por um curso preparatório de capacitação – realizado nas sedes estaduais da Universal -, a fim de prestar assistência espiritual aos enfermos.

Para mais informações, entre em contato pelo WhatsApp (11) 94821-0173; pelo e-mail: admcentraldasaude@gmail.com ou procure a Universal mais próxima de sua casa, clicando aqui.

Para solicitar uma visita do grupo em qualquer parte do Brasil, entre em contato com o SOS Saúde Templo pelo WhatsApp (11) 99748-7596 ou e-mail: visitas@sp.universal.org.br. O pedido será encaminhado à equipe mais próxima do local.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Foto: Cedidas