Pais superprotetores atrapalham a vida promissora dos filhos

Saiba como agir para manter um relacionamento familiar equilibrado

Imagem de capa - Pais superprotetores atrapalham a vida promissora dos filhos

Muitos pais fazem o que podem e o que não podem para proteger os filhos dos problemas. E esse comportamento não é algo particular do ser humano, até mesmo entre os animais o instinto protetor fala mais alto. Porém, é preciso estar ciente que nem sempre evitar que o filho passe por problemas é o melhor caminho. Isso porque as marcas dos pais que exageram e ultrapassam os limites, quando o assunto é guardar o filho do mal, podem influenciar negativamente no processo de aprendizagem e resultar em adultos rebeldes, gerando dificuldade para lidar com qualquer adversidade da vida.

“O pai e a mãe que superprotege tende a agir a partir de um medo, principalmente por temer que o pior aconteça com o filho. O objetivo principal nesses casos é que o filho não passe por dificuldade. Mas cuidado, esse estilo parental acaba sendo mais prejudicial do que benéfico”, explica o palestrante da reunião Transformação Total de Pais & Filhos, Renato Cardoso. Segundo ele, normalmente os pais costumam reproduzir a criação que receberam e não se questionam se é a forma correta de praticar.

O problema maior acontece a partir do momento em que as ideias de ambos os lados, paterno e materno, não se cruzam, deixando explícito o desencontro de informação. “Quando um dos pais é mais rigoroso e o outro não mostra tanto controle, sempre o vilão é o controlador, é quem tem mais pulso firme. A questão é quando não há combinação, os filhos ficam divididos e sempre procuram uma brecha para tirar vantagem da situação, por isso, o casal tem que entrar em um acordo, é preciso conversar e se combinar”, ensina o palestrante.

Aprenda com quem já passou por essa situação

A secretária executiva, Andréa Amaral, era taxada como superprotetora. “Eu não encontrava em meu filho, Marcelo, condição para conduzir sua própria vida, ser responsável, consciente do mundo em que a gente vive e apto a ter a liberdade que o meu esposo queria dar, que no caso, foi a criação que teve”, conta.

De acordo com Marcelo Amaral, de 20 anos, filho de Andréa, ao sentir alguma dor na escola, quando ele menos esperava a mãe já estava na porta da sala de aula. E isso se estendia para todas as situações. “Eu não podia sair com meus amigos, comecei apenas na maior idade, pois minha mãe me prendia muito. Certas experiências estou aprendendo hoje, pois não consegui desenvolver antes. Já meu pai era mais tranquilo, e isso gerava um conflito entre os dois.”

Andréa explica que não tinha a intenção de ser superprotetora, mas que estava certa que, se desse liberdade demais, o filho iria aprontar. “Ele era imaturo e com a personalidade muito forte”, conta. Marcelo completa dizendo que era muito controlado e, por isso, era motivo de piada entre os amigos, que o discriminavam.

A transformação da família, pais e filho, aconteceu com as palestras da Universal. “Eu e meu esposo começamos a ficar mais unidos na maneira de conduzir a criação do Marcelo. Quando combinamos qual atitude tomar diante de uma situação, tudo dava certo. Juntos começamos a explicar e mostrar o caminho de uma vida promissora e não de derrotas. Deixei de ser general, aprendi a me controlar mais, ser paciente e mais reflexiva”, explica.

Assim como aconteceu com essa família, você também pode encontrar o equilíbrio no lar, basta buscar a ajuda no lugar certo. Por isso, se você está passando por uma situação parecida, participe da palestra de Transformação Total de Pais & Filhos, todos os domingos, às 18h, no Templo de Salomão, no Brás, em São Paulo.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock