Pais que ferem seus filhos sem querer

Saiba como essa situação pode ser evitada

Imagem de capa - Pais que ferem seus filhos sem querer

Os pais, naturalmente, transmitem a imagem de proteção e segurança para os filhos. No entanto, educar não é uma tarefa fácil e, por isso, há aqueles que, na tentativa de fazer e oferecer o melhor, acabam errando.

“Muitos têm ferido seus filhos sem querer, feito os filhos sofrerem sem querer; se culpam e carregam um fardo enorme por tudo o que aconteceu, fez ou deixou de fazer, permitiu fazer ou acontecer e, hoje, pensam que não tem mais jeito”, comenta o escritor e apresentador, Renato Cardoso.

O ferimento pode ser além de algo exterior, como uma palmada. Palavras e atitudes grosseiras machucam e podem levar à depressão, por exemplo, ou a alguma doença interior. Por isso, acrescenta Renato, para evitar problemas futuros, é sábio pensar antes de falar ou agir.

Solução para os pais

É importante ter a ciência de que as crianças e os jovens, muitas vezes, se comportam mal diante de determinadas situações – seja por uma nota ruim na escola ou qualquer outra circunstância -, por não saberem como resolver seus problemas. Assim, cabe aos pais dar o direcionamento para os filhos por meio de ensinamentos e, principalmente, atitudes corretas.

“Um adulto pode ter várias reações quando não sabe resolver um problema. Agora, uma criança ou um jovem, quando enfrenta um problema, uma adversidade ou algo corriqueiro, por exemplo – como quando quer o brinquedo do outro -, tem várias reações. A criança chora, o jovem fica rebelde. Então, quando você vir sua criança ou seu filho adolescente agindo de maneira ruim, muitas vezes, é porque ele não aprendeu a lidar com seus problemas de maneira eficaz”, ressalta Renato.

Um dos papeis mais importantes dos pais é ensinar os filhos a resolver e a lidar com as dificuldades, sejam elas pequenas ou maiores. “E o que muitos pais fazem, no entanto, é criticar nas horas em que os filhos estão chateados, cheio de emoções. Em vez de você criticá-los, e também entrar no mesmo nível deles, seja uma pessoa controlada”, alerta a escritora Cristiane Cardoso.

O diálogo é sempre o início para encontrar a solução. Segundo Renato, uma das frases que os pais devem decorar e fazer ao filho é: como podemos resolver esse problema? “Assim, você debate o problema e o convida a desenvolver soluções por ele mesmo”, completa.

Uma família transformada

A vida matrimonial destruída de Alexandra Regina Lavado, podóloga, acabou refletindo nos filhos. Toda a revolta que sentia por conta das agressões físicas e verbais que sofreu do ex-marido era descontada neles. Ainda na lua de mel, Alexandra conta que começou a apanhar do, até então, marido. Após 6 anos, o seu casamento chegou ao fim, porém, os problemas de relacionamento com os filhos não cessaram.

Foi então que uma das filhas, Vitória Lavado, tomou conhecimento da palestra Transformação Total de Pais & Filhos, que acontece todos os domingos, às 18 horas, no Templo de Salomão, e decidiu buscar ajuda.

Assista ao vídeo abaixo, e conheça essa história na íntegra e entenda como é possível ter uma boa convivência entre pais e filhos:

Você também precisa de ajuda e não sabe onde encontrar? Então não deixe de participar da palestra. O Templo de Salomão fica na Avenida Celso Garcia, 605 – Brás, zona leste da capital paulista.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock