Os homens também sofrem

Imagem de capa - Os homens também sofrem

No A Escola do Amor Responde desta semana, o aluno Jânio pede ajuda aos professores Renato e Cristiane Cardoso. Ele não aguenta mais a situação que está passando. Sua esposa vive conversando com outro homem pelo WhatsApp e ele já não sabe mais como lidar com isso. Acompanhe as orientações dadas pelo casal

Jânio – Meu casamento está em crise e gostaria de uma ajuda. Meu nome é Jânio e moro em Fortaleza. O problema são as mensagens que minha esposa recebe de outro homem pelo WhatsApp. Quando eu olho, ela fala que é um amigo dela, mas fica conversando com ele frequentemente. Eu percebo que as conversas ultrapassam a simples amizade, além dele ligar constantemente para ela. Eu não aguento mais essa situação.

Cristiane – Jânio, que bom que você está buscando uma solução para o seu problema. Raramente um homem pede ajuda porque isso vai um pouco contra a natureza dele. O homem prefere resolver os seus problemas sem pedir ajuda a ninguém. Normalmente, são as mulheres que nos pedem ajuda e a impressão que temos muitas vezes é que os homens são “safados” e que as mulheres sofrem nas mãos deles. Mas a realidade é que são os homens que não pedem ajuda nem falam o que estão passando. E nós, que atendemos casais todas as semanas, conhecemos esse lado masculino e sabemos os problemas que os homens enfrentam.

Renato – Jânio, se você percebeu que sua esposa fica conversando com outro homem e é uma conversa inapropriada, já falou para ela que não gosta disso, nada mudou porque ela disse que ele é só um amigo, que não tem nada a ver, você precisa se posicionar de outra forma.

Se a Cristiane ficasse se comunicando com outro homem, uma conversa inadequada, “a coisa não ia prestar” (risos). O que eu estou dizendo com isso? Que ela teria de fazer uma escolha: continuar essa conversa com esse homem ou parar de fazer isso para não perder o marido, pois eu não aceitaria essa situação. O nosso padrão de casamento não permite essa baixaria.

Sua mulher deve estar fazendo isso por outras razões, o que mostra que algo não está bem no casamento de vocês. Se ela se sente à vontade para fazer isso com pleno conhecimento da sua parte, é porque, com certeza, existe um histórico muito ruim entre vocês, com problemas que nunca foram resolvidos. Então, isso que ela faz talvez seja até uma forma de vingança. Ela pode pensar o seguinte: “já que você não conversa comigo ou que você errou no passado, por que eu não posso fazer o mesmo?” O cenário atual de um relacionamento não mostra o que aconteceu antes. Muitas vezes, o que vemos é uma pequena parcela do problema.

Sua esposa tem que fazer uma escolha entre manter esse comportamento, que é inaceitável, e perder você ou deixar essa atitude e preservar o casamento de vocês. Essa deve ser a sua posição quanto à conversa que ela mantém no WhatsApp. Ao mesmo tempo, você também precisa avaliar o que está acontecendo em outras áreas do casamento. O você precisa fazer, caso deseje resolver esse problema, é consertar inteiramente seu casamento, é ter um entendimento mais amplo do que está causando tudo isso e do que está por trás disso.

Cristiane – Talvez você esteja deixando a desejar em algum aspecto. Pode ser que ela esteja agindo dessa maneira porque você não tem sido um amigo para ela. Por exemplo, se você é aquele tipo de marido que chega em casa e faz a mesma coisa sempre, não tem tempo para ela, não tem ânimo para conversar, para falar do seu dia ou para saber como foi o dela, nunca quer fazer algo a dois nem ao menos sente necessidade disso, pois só pensa em chegar em casa para descansar e assistir televisão, precisa mudar.

Sua esposa pode estar se comportando assim porque precisa de um amigo, de alguém que a ouça, que converse com ela e se interesse pelos assuntos dela. Não estou defendendo que ela esteja certa de falar com esse homem o tempo todo, mas se você lesse o nosso livro Casamento Blindado entenderia por que ela precisa dessa amizade e dessa atenção.

A mulher tem uma necessidade que talvez você não tenha. Às vezes para você não é importante ter atenção, ter diálogo ou ver um interesse por parte de quem está ao seu lado, mas para a mulher é importante. Se ela não tem isso no casamento, vai procurar em algum lugar, seja nas redes sociais, seja indo ao shopping e passando o dia todo lá ou na academia. Você tem que entender que esse comportamento dela pode decorrer de uma falha sua.

Renato – Jânio, busque ajuda na Terapia do Amor aí na sua cidade. Nós fazemos as palestras da Terapia do Amor todas as quintas-feiras. Muitas vezes o marido ou a mulher não entendem o que está acontecendo ou por que está ocorrendo determinado problema no casamento. Eles simplesmente não sabem como agir ou como lidar um com o outro. A Terapia do Amor existe justamente para ajudar as pessoas a conhecerem a si mesmas e ao parceiro melhor e também para auxiliá-las a entender o que realmente está causando os problemas no relacionamento e resolvê-los. Você nunca vai poder solucionar uma dificuldade, se desconhece o problema que a causa.

A Escola do Amor Responde

Diariamente, Renato e Cristiane Cardoso esclarecem dúvidas sobre a vida amorosa. Se você deseja ouvir os podcasts com os programas apresentados por eles, acesse aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Camila Dantas / Foto: Fotolia