Os 4 pilares de um casamento forte

Sem eles o seu relacionamento corre o risco de desmoronar

Imagem de capa - Os 4 pilares de um casamento forte

Os professores da Escola do Amor Cinthia e Carlos Cuccato explicam que, assim como um prédio depende de colunas para se manter firme e inabalável, um casamento para ser forte e duradouro também depende de 4 pilares fundamentais:

1 – Comunicação

Para que haja uma comunicação eficiente é preciso, antes de tudo, respeitar as diferenças, pois no casamento, como em qualquer relacionamento, sempre haverá divergência de pensamentos e opiniões. Então, quando o casal se depara com esses impasses, é comum acontecerem brigas e discussões, tornando a comunicação impossível. Daí a importância de saber expressar a opinião com respeito, sem ferir o parceiro.

Aprenda a ouvir e se procure em se colocar no lugar do outro.Os professores explicam que quando um começa a alterar a voz, a reação do outro será de não querer dar continuidade à conversa e resolver do próprio jeito.A partir daí, essa estrutura, esse pilar, começa a desmoronar. Não adianta estar certo se a maneira de falar é totalmente errada.

2 – Transparência

É primordial que haja sinceridade dentro do relacionamento, pois dela depende a saúde da relação. Privacidade é algo que não existe dentro de um casamento, se existe, algo está errado. Quando o casal guarda segredo um do outro ou simplesmente deixa de informar algo, está criando uma lacuna entre os dois que certamente será preenchida por uma ideia ou um pensamento errado. A transparência traz segurança. A pior coisa é ficar sabendo algo do marido ou da esposa por terceiros, destacam os professores.

3 – Vida Sexual

Ao contrário do que muitos imaginam, a vida sexual não começa na cama, mas no início do dia, no cuidado e atenção demonstrado para com o parceiro. Se o casal passa o dia inteiro sem se falar, desrespeitando um ao outro, sem uma palavra de carinho, qual clima haverá para a relação sexual à noite?

Os professores explicam que a rotina e o cansaço também são inimigos do casal, pois acabam roubando todo o tempo e a vida sexual vai ficando para depois. Contudo, é importante entender que a vida sexual une o casal, faz com que eles fiquem mais próximos. A vida sexual é muito além do prazer, ela é o termômetro do casamento.

4 – Finanças

No casamento não existe “meu dinheiro”, e sim “nosso dinheiro”. Para ter um casamento saudável, o casal precisa combinar objetivos, estar junto e bem alinhado na vida econômica. O professor Cuccato ressalta: “Depois que você decide se casar, não existe mais “meu”, tudo é “nosso”. Quando o marido ou a esposa faz planos com o dinheiro sem conversar com o parceiro, isso também é traição. Quantos casamentos acabaram por conta disso?”

Mas para que esses pilares cumpram sua função no casamento é preciso que estejam sobre uma base sólida, que é a fé, a vida espiritual do casal.

Com uma base sólida, tudo que você colocar sobre ela vai permanecer. E quando vierem os momentos difíceis, por essa base ser forte, seu relacionamento permanecerá inabalável. Reflita nisso e seja feliz!

Para aprender mais sobre como construir uma vida amorosa feliz e duradora, participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, no Templo de Salomão. Ou clique aqui e encontre o endereço de uma Universal onde também é realizada essa reunião especial.

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal / Foto: Thinkstock