Os 3 passos que antecedem a queda espiritual

Fique atento, pois eles são dados sem que você perceba

Imagem de capa - Os 3 passos que antecedem a queda espiritual

A comunhão com Deus é o bem mais precioso na vida do cristão. Nela está o segredo da sua força e das suas conquistas. Na Bíblia, temos vários exemplos de homens que, enquanto viviam em obediência à Sua Palavra, desfrutavam das bênçãos e da proteção Divina, mas quando negligenciaram os ensinamentos, perderam tudo.

Adão é um deles. Estava no Jardim do Éden, onde tinha tudo à disposição, e o Criador falava pessoalmente com ele. Mas houve um dia em que ele decidiu satisfazer a própria vontade e, assim, decretou a sua ruína e a de toda a humanidade.

Sansão também. A força dele estava na fidelidade a Deus. Não havia inimigo que o sobrepujasse. Mas, no dia em que optou por ignorar a sua aliança com Deus, foi vencido e humilhado pelos inimigos.

E o que dizer de Saul? Ele foi escolhido e ungido pelo Senhor para reinar sobre Israel, até que decidiu não mais depender dEle, perdendo assim a unção e o reinado. Saul teve um fim trágico.

Por outro lado, todos os que se mantiveram conectados com o Altíssimo, passaram por lutas, mas de todas saíram vitoriosos, a exemplo de Davi.

“Deus sempre faz do fraco forte quando há comunhão. Então, mesmo diante de lutas ou situações que venhamos passar, nós nunca podemos perder a intimidade com Deus. Sem perceber, às vezes, nós trocamos essa comunhão, que é a fonte da nossa vida, por algo que não vai nos levar a absolutamente lugar nenhum. Então, é preciso vigiar nesse sentido”, alerta o bispo João Leite.

Ele explica que existem 3 passos que levam à queda espiritual. Deus mostra isso, claramente, quando, por intermédio do profeta Jeremias, fala ao povo de Israel:

Houve alguma nação que trocasse os seus deuses, ainda que não fossem deuses? Todavia o meu povo trocou a sua glória por aquilo que é de nenhum proveito. Jeremias 2.11

“A glória que temos é a nossa comunhão com Deus”, explica o bispo. E é por meio das nossas orações, jejuns, da leitura, meditação e obediência à Sua Palavra, e de um caráter exemplar, que a mantemos.

Mas, infelizmente, muitos, sem perceber, têm trocado a glória de Deus por outras coisas que, aos olhos deles, parecem melhor.

Então, o 1º passo para a queda espiritual é: TROCAR.

Talvez seja hora de você avaliar:

Será que, sem perceber, você não está valorizando mais coisas e pessoas do que propriamente a Deus? Ou já O trocou por algo que hoje considera mais valioso?

O bispo alerta que essa troca não acontece de repente, por isso é necessário estar sempre vigilante. “O diabo trabalha de maneira que você não sinta essa troca. Só Deus percebe.”

Aquele tempo que antes você reservava para orar, ler e meditar na Bíblia, agora é utilizado para assistir tevê, acessar à internet e conversar ao celular. A sua vida espiritual ficou em segundo plano e você nem se deu conta. Mas Deus sim:

Espantai-vos disto, ó céus, e horrorizai-vos! Ficai verdadeiramente desolados, diz o Senhor. Porque o Meu povo fez duas maldades: a Mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm águas Jeremias 2.12

Após a troca, vem o 2º passo: DEIXAR.

A pessoa, sem perceber, deixa de se preocupar com a Salvação. “Ela começa a querer agradar mais aos outros, a querer satisfazer mais os seus desejos, as suas paixões”, destaca o bispo:

Acaso é Israel um servo? É ele um escravo nascido em casa? Porque, pois, veio a ser presa? Porventura não fizeste isto a ti mesmo, deixando o SENHOR teu Deus, no tempo em que Ele te guiava pelo caminho? Jeremias 2.14:17

Essa é a razão de muitos estarem dentro da Igreja, foram chamados para a liberdade, mas ainda vivem na escravidão (dos problemas, dos vícios, etc.).

Ao deixar de agradar a Deus, a pessoa caminha para o 3º passo: ESQUECER:

Porventura esquece-se a virgem dos seus enfeites, ou a noiva dos seus adornos? Todavia o Meu povo se esqueceu de Mim por inumeráveis dias. Jeremias 2.32

Primeiro a pessoa troca, aos poucos deixa e depois esquece. Então, vem a queda.

“Ela esquece de orar, de meditar, de buscar, de acordar pelas madrugadas para buscar a Deus; esquece de obedecer, de ser fiel, aí vem a derrota total”, lamenta o bispo.

“A nossa vida com Deus é tudo. Nada neste mundo é mais importante. O diabo sempre irá nos fazer uma proposta de troca, nos apresentando coisas que aos nossos olhos são melhores. Não troque por dinheiro, não troque por homem, não troque por mulher, não troque por nada deste mundo, pois dela depende a sua Salvação.”

Para zelar pela sua vida Espiritual, participe, todas as quartas-feiras, da Noite dos Vencedores, que acontece no Templo de Salomão ou em uma Universal mais próxima da sua casa. Consulte aqui os endereços.

Assista ao vídeo e saiba mais sobre essa reunião:

(*) Texto baseado em pregação do bispo João Leite

imagem do author
Colaborador

Por Jeane Vidal (*) / Foto: Thinkstock