Olhar no Cárcere: exposição traz trabalhos produzidos por presos no Maranhão

A mostra fica em cartaz até o dia 28/12 e depois segue para Brasília e Porto Alegre

Imagem de capa - Olhar no Cárcere: exposição traz trabalhos produzidos por presos no Maranhão

Dia 14, às 19h, foi aberta a exposição de artes “Olhar no Cárcere”, no Golden Shopping Calhau, em São Luís (MA). O evento é uma iniciativa do programa social Universal nos Presídios (UNP), e exibe quadros pintados por detentos de unidades prisionais masculinas e femininas da cidade.

A exposição foi organizada pelo artista plástico Venino Aragão, que há nove anos leva aos presos o contato com artes, como forma de incentivo à ressocialização.

“Algumas pessoas cometem crimes, mas o trabalho que nós fazemos com elas é de reintegração através da arte, que é a expressão da alma”, afirmou o artista plástico, que é o responsável pela UNP em São Luís.

As peças expostas são produções das oficinas que acontecem no decorrer do ano. No ano passado, as obras foram exibidas no Museu Casa do Maranhão.

Segundo Venino Aragão, em 2018, as obras seguirão para Brasília e Porto Alegre.

Reintegração por meio da pintura

O trabalho com artes plásticas foi implantado em 2008, em 14 penitenciárias masculinas e femininas do Maranhão e 445 presos participaram das oficinas.

“Hoje, o meu talento é mostrar para eles que existe uma possibilidade de mudar de vida através da arte”, explicou Venino que estudou artes no Rio de Janeiro e expôs em vários salões de artes no Brasil e exterior.

Segundo Venino, a maioria dos detentos que participam das oficinas conseguem se reintegrar à sociedade.

Mais sobre a UNP

O programa social surgiu há mais de 30 anos e tem como objetivo ressocializar os detentos nos presídios masculinos e femininos no Brasil e em mais 55 países.

A UNP também realiza trabalhos de evangelização, cursos profissionalizantes, sessão de cinema, café da manhã, doações de livros, alimentos e kits de higiene.

Além disso, o grupo oferece apoio aos funcionários das unidades prisionais e às famílias dos detentos, nas portas dos presídios nos dias de visitação. São oferecidas gratuitamente assistência jurídica, feitas doações de cestas básicas, livros, informativos e distribuição de lanches.

imagem do author
Colaborador

UNIcom