O que tem tirado o seu sono?

Veja as causas da insônia e como vencer as inquietações que lhe impedem de dormir

Imagem de capa - O que tem tirado o seu sono?

Muitos são os fatores que podem roubar o sono de uma pessoa durante a noite. Entre eles estão preocupações do dia a dia, doenças, problemas pessoais, questões emocionais e perturbações de ordem espiritual.

Esses fatores podem refletir a situação social do país e as condições que a população está enfrentando como crise na saúde, desemprego e corrupção. Ou, podem estar atrelados a distúrbios do sono como a apneia ou o terror noturno. Só no Brasil, de acordo com a Associação Brasileira do Sono, 36,5% das pessoas não dormem bem.

A insônia é uma epidemia global

No geral, as pessoas já costumam dormir duas horas a menos por noite do que as gerações passadas, de seus pais ou avós, ou 1 mês a menos de descanso por ano. Isso se dá muito por conta dos estímulos tecnológicos e pela ansiedade do estilo de vida atual.

Em todo o mundo, a insônia ameaça a qualidade de vida de 45% da população, segundo a Associação Mundial de Medicina do Sono. O órgão afirma que o mundo vive uma epidemia de restrição do sono e isso é um fator de risco para transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Autoridade da fé

Diante de todos esses dados e implicações, então, como podemos aquietar os pensamentos que não nos deixam dormir?

Segundo o Bispo Edir Macedo em texto publicado em seu blog, a insônia (assim como o medo, a depressão, os complexos, os fracassos sentimentais e a insegurança) é um sintoma da ação de encostos da dúvida. São problemas espirituais que podem ser barrados com uma vida vivida na base da fé.

“Como a fé carrega autoridade de Deus para livrar os que creem, também a dúvida traz em si autoridade do mal para escravizar os que não creem. Por isso, só há plenitude de vida quando há exercício da fé sobrenatural. Só a fé praticada neutraliza a ação mortal das dúvidas do cotidiano. Fé é a autoridade de Deus para ser usada contra toda e qualquer ação do mal. Na fé não há incertezas, medos, traumas ou fraquezas”, explicou.

Assista abaixo ao vídeo na íntegra do programa Fala que Eu Te Escuto exibido recentemente, que também debate o tema insônia, e veja mais exemplos de pessoas que enfrentam esse mesmo problema:

Se você sofre com algum tipo de problema de saúde, financeiro ou espiritual e não encontrou solução para eles, acompanhe as reuniões de Libertação no Templo de Salomão. Elas acontecem às 10h, 15h e 20h, todas as sextas-feiras. Caso esteja fora de São Paulo, você pode encontrar uma Universal mais perto de você. Confira os endereços clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Michele Roza / Foto: Thinkstock