O que é o Antigo Testamento?

Compreenda do que se trata essa parte da Bíblia

Imagem de capa - O que é o Antigo Testamento?

O Antigo Testamento é repartido em quatro grupos: “Lei”, “História”, “Poesia” e “Profecia”. E foi escrito em hebraico com alguns trechos em aramaico.

Os livros da Lei são os do Pentateuco, os cinco primeiros da Bíblia; em seguida vêm os livros históricos que compreendem de Josué até Ester; já os livros poéticos vão de Jó até Cantares; os livros de profecia são subdivididos em “profetas maiores” (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel) e os “profetas menores” (Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias).

No livro “Estudos Bíblicos”, o bispo Edir Macedo explica que o Antigo Testamento é “uma coleção de 39 livros, que foram escritos durante um período de mil anos. Eles focalizam o início da Criação e as alianças antigas de Deus com Noé, Abraão e sua descendência. Falam da história do povo de Israel, dos seus costumes e anunciam a primeira vinda do Senhor Jesus, o Messias, falando da Sua morte e ressurreição, do Seu regresso, da Grande Tribulação e do Milênio.”

É importante observar que no Antigo Testamento não são considerados os livros apócrifos.

Gostou? Compartilhe nas redes sociais.

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Foto: Thinkstock