O que as toalhas escondem?

Elas podem ser refúgio de bactérias e germes. Leia antes de correr para o banho ou enxugar as mãos

A toalha de banho felpuda e quentinha na qual você costuma se enrolar depois de uma ducha relaxante pode estar mais suja do que você imagina. Pelo menos é o que alerta publicação do site da revista norte-americana Time, que evidencia que, de ponta a ponta, uma simples toalha pode estar entupida de bactérias. O texto menciona que elas tendem a ser uma grande armadilha de micróbios “porque cada vez que você as usa transfere para ela bactérias naturais da pele e outros germes”.

Charles Gerba, microbiologista da Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, diz que as mãos são um poderoso meio de transporte de micro-organismos, que passam delas para a toalha. São bactérias como os coliformes – presentes nas fezes –, a Escherichia coli (E. coli) e a Salmonella, por exemplo.

Ótimo esconderijo

A publicação do site também destaca que o banheiro é um lugar “especialmente ameaçador” para que a toalha fique ali a maior parte do tempo, já que o ambiente úmido e quente cria condições satisfatórias para que esses micro-organismos se multipliquem.

Especialistas recomendam que as toalhas tenham tempo de secar totalmente entre os usos. “Bactérias e mofo começam a se acumular, mas seu crescimento é freado à medida que a toalha seca”, afirma Kelly Reynolds, Ph.D. em saúde ambiental pela Universidade do Arizona. Susan Whittier, da Universidade Columbia, em Nova York, menciona que a chance de as bactérias serem passadas adiante se torna quase zero com a secagem entre os usos.

Um estudo no qual Gerba foi um dos pesquisadores apontou números alarmantes: quase 90% das toalhas que ficavam em banheiros estavam contaminadas com coliformes e cerca de 14% transportavam E. coli. “Se você secar o rosto com essa toalha, cerca de dois dias depois provavelmente terá mais E. coli em seu rosto do que se tivesse colocado a cabeça dentro do vaso sanitário e apertado a descarga”, declara.

Quando o assunto é saúde, o duelo contra os micróbios tende a ser árduo. No entanto, é possível limitar bactérias grosseiras lavando as toalhas com maior frequência. Além disso, higienizar as mãos corretamente também diminui a probabilidade de esses microorganismos se instalarem.

imagem do author
Colaborador

Por Flavia Francellino / Arte: Edi Edson