O quadripé do sucesso

Ao menos 60% dos brasileiros acham que riqueza é tudo. A coach Liamar Fernandes explica a diferença entre sucesso e prosperidade

Imagem de capa - O quadripé do sucesso

Qual é a diferença entre prosperidade e sucesso? Para quem já se questionou, Liamar Fernandes, master coach e instrutora licenciada da Sociedade Brasileira de Coaching, esclarece: “prosperidade é uma condição de desenvolvimento constante, uma caminhada diária de aperfeiçoamento; sucesso é o resultado desta trajetória e só ocorre quando sabemos ser prósperos”.

A master coach afirma que o sucesso está apoiado em um quadripé: o primeiro elemento é a riqueza material; o segundo é o âmbito mental; depois o emocional; e, por último, a espiritualidade. É preciso equilibrar esses aspectos para ser vitorioso. “Você precisa ter Deus na sua vida. Independentemente de religião, precisa entender sua missão no mundo. Por carência disso, muitos ricos não têm sucesso na vida”, diz.

O ponto de partida do sucesso é a mentalidade, que deve ser construtiva, positiva, e trabalhar com amor. Para Liamar, somos aquilo que acreditamos ser e, por isso, devemos confiar no nosso potencial, evitar emoções ruins e saber lidar com as tempestades. Além disso, ela indica agregar sempre valor às pessoas, abandonar a cultura do “levar vantagem”, evitar o autoboicote e ser firme.

No entanto, mesmo com essa fórmula, o caminho tem altos e baixos e é fundamental criar um ciclo entre os pilares. “Você entende por que muitos artistas de sucesso se suicidaram? Eles estavam no caminho certo, mas despencaram por falta desse quadripé. Eles tinham uma mente fraca.”

Prosperidade financeira

Segundo a instrutora, ao menos 60% dos brasileiros acham que riqueza é tudo. Entretanto, sua aquisição depende do conhecimento para garantir o sucesso profissional.

Liamar afirma que é possível enriquecer, mas tudo depende da disposição, das boas relações e das oportunidades. “Se você não faz o seu melhor como funcionário, não será diferente como líder. É por isso que as empresas quebram.”

A coach adverte para a necessidade de ter objetivos claros e se planejar financeiramente. “O erro de muitos brasileiros é gastarem mais do que ganham. Gastam R$ 2 mil no cartão quando ganham R$ 1 mil. E ainda tem quem viva do cheque especial, com juros de 400%. Essas são atitudes de pessoas com a mente fraca. Não gaste o que você não ganha e guarde sempre 10% do seu salário.”

Armadilhas psicológicas

Fique de olho nas armadilhas que levam ao endividamento e à falta de autocontrole e de planejamento. Liamar orienta ouvir nossas conversas internas e perder o medo do julgamento alheio. “Uma pessoa com a mente próspera não tem medo do sucesso nem do que os outros vão pensar dela”.

Para a especialista, os jovens da atual geração são os que mais têm dificuldades em lidar com o sucesso e a prosperidade. Por causa da superproteção dos pais na infância, hoje eles não sabem enfrentar as dificuldades nem reagir aos “nãos” da vida. “Os pais geraram um cenário caótico e agora os jovens não sabem lidar com a falta de sucesso, dando vazão ao suicídio e à depressão.”

Seja como Davi

Palestrante do Congresso para o Sucesso, o bispo Edson Costa (foto ao lado) lembra que na caminhada para a prosperidade não faltarão dificuldades, mas as vitórias virão. “Se você tem noção de que após uma luta tem vitória, nada vai roubar o seu sono porque você sabe que Deus está com você.” Seguindo o exemplo do rei Davi, o bispo Costa deixa cinco conselhos para se tornar vitorioso. Confira:

Seja corajoso: A força de Davi era mental e espiritual, seja forte frente aos problemas e destemido. No mundo dos negócios, quem não tem coragem não sai do lugar

Seja um homem de guerra: Uma pessoa de guerra não é acomodada, não desiste facilmente, é competitiva. Não adianta sonhar se você não for à luta para vencer

Transmita segurança ao falar: Davi transmitia segurança quando falava. Seja seguro, firme e acredite nas suas palavras

Com a força de Deus: Davi sabia que sua força vinha de Deus. De nada adianta ser forte e destemido, sem Deus. Fortaleça sua conexão espiritual

Seja gentil: Seja carismático e simpático. Se você for “marrento”, vai viver de bolso vazio, sem prosperidade nem liderança

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal mais próxima de você, acesse localhost/enderecos. Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center, clicando aqui.

imagem do author
Colaborador

Por Katherine Rivas / Fotos: Fotolia e Demetrio Koch