O pedido de socorro de Nicki

Ela tentou o suicídio por quatro vezes. Conheça a sua história

Imagem de capa - O pedido de socorro de Nicki

Recentemente, a Força Jovem Universal de Uganda (Youth Power Group – YPG em inglês) – país localizado no continente africano – realizou o segundo evento anual contra o suicídio, lembrado mundialmente como o “Setembro Amarelo”.

O movimento, denominado “Vale a pena viver” (Life is worth Living), aconteceu na sede nacional da Universal de Uganda, e contou com a participação de quase 400 jovens, 80 dos quais participaram de um evento do grupo pela primeira vez.

Diferentes apresentações com canto, dança e peça teatral associadas ao tema aconteceram durante esse dia especial.

De acordo com dados estatísticos, Uganda ocupa o 18º lugar em mortes por suicídio mundialmente, sendo a maioria de jovens. Os motivos são muitos: falta de emprego, pobreza, problemas sociais, depressão, entre outros.

Nicki Karitas, de 22 anos (foto no topo e abaixo), quase fez parte dessas estatísticas quando – há mais de dois anos – tomou conhecimento da Força Jovem da Universal em seu país. Ela, que já tinha tentado o suicídio por 4 vezes, garante que o maior problema enfrentado – um vazio dentro de si – a fez se enveredar no caminho das drogas, desestruturando a sua vida tão precocemente. Essas tentativas, no entanto, eram como se Nicki pedisse socorro, porém, em vão, pois ninguém a ouvia.

“Desde os 15 anos de idade me envolvi na maconha. Como isso também não preenchia o meu vazio, entrei no mundo da prostituição: ia às ruas de Kampala (capital) à procura de garotas de programa e as levava a homens casados e aos grandes hotéis da cidade. Em troca, eles me davam qualquer valor que eu pedisse, a fim de sustentar o vício. Isso não bastou para preencher o vazio; por isso tentei o suicídio diversas vezes. Um dia, sabendo de todo o meu sofrimento, a minha tia – que já fazia parte da Força Jovem -, convidou-me para ir à Igreja”, relembra.

Apesar de recusar no início, Nicki acabou aceitando o convite para participar de uma reunião, e, como explica, foi a melhor decisão que pôde tomar: “Hoje, a minha vida está totalmente transformada: livre dos vícios e da prostituição, tenho paz e alegria permanentes, voltei a estudar e não penso mais em tirar a minha vida. Faço parte do projeto ‘Cultura’, onde tenho dado o meu melhor por meio da dança e do teatro. Minha família está muito feliz pela minha transformação”, comemorou Nicki.

Ao final do encontro, os jovens que desejavam investir sua fé em Deus foram convidados para se dirigir à frente do Altar e receberam uma oração especial.

Quer saber mais a respeito do grupo Força Jovem Universal e participar de um desses encontros especiais? Procure a Universal mais perto de sua casa e se informe com o pastor responsável. Clique aqui e encontre o endereço.

imagem do author
Colaborador

Por Ivonete Soares / Fotos: Cedidas pela Universal de Uganda