O mais importante para um casal

Leia e descubra do que um relacionamento precisa para se manter vivo

Imagem de capa - O mais importante para um casal

O dicionário da Língua Portuguesa traz as seguintes definições:

  • Mentira: Afirmação que se opõe à verdade; informação enganosa ou controvertida; enredo, moca.
  • Omissão: Ação ou efeito de não dizer ou não fazer algo.

Na vida a dois, porém, não existe diferença entre essas duas ações. Mentir é omitir. E omitir é mentir. O problema é que muitas pessoas não podem ou não querem ver isso. Elas escondem seus pensamentos e atitudes com a seguinte desculpa: “Se eu não disser algo falso, ainda estou falando a verdade. E não há problema nisso. ”

Entretanto, mesmo essas pessoas que se escondem atrás de omissões sabem que estão erradas. Caso contrário falariam abertamente ao seu cônjuge.

Durante palestra da Terapia do Amor realizada recentemente, os escritores Renato e Cristiane Cardoso, autores do livro “Casamento Blindado”, explicaram que, para que um relacionamento sobreviva, é necessário existir confiança. E a confiança só pode crescer onde existe a transparência, sem mentiras e omissões.

“Onde não há transparência e claridade sobre tudo não pode haver confiança. Porque onde você não consegue enxergar você começa a pensar: o que será que está ali detrás? ”, explicou o escritor.

De acordo com ele, “se você não pratica a transparência no seu casamento, vocês nunca vão conseguir restaurar a confiança. ”

Ainda de acordo com o dicionário, transparência é: “Característica de quem age de modo franco e sem subterfúgios. ”

Ou seja: para que um relacionamento amoroso (seja ele namoro ou casamento) exista, é preciso que ambos tomem a seguinte decisão:

“Eu não vou mais esconder nada dessa pessoa. Ao contrário, eu não vou esperar que essa pessoa me pergunte nada a meu respeito: onde eu estava, com quem eu estava, o que eu estava fazendo. A partir de agora eu vou começar a antecipar a necessidade da minha esposa, do meu marido, de ter as informações. E eu vou dar as informações antes de ela pedir e vir perguntar. ”

E você, guarda algum segredo de seu parceiro? Então clique aqui e veja a explicação completa de Renato e Cristiane Cardoso. Entenda porque a falta de transparência é inimiga da felicidade conjugal.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Thinkstock