O maior poder do ser humano

Muitos, por não saberem do poder que têm, acabam se entregando a situações adversas

Imagem de capa - O maior poder do ser humano

Como você age diante de uma situação difícil? Permanece parado ou vai em frente? Começa a chorar ou decide lutar para sorrir? Se abala ou vai em busca de uma solução para os problemas?

Essas até podem parecer perguntas fáceis de responder, pois, sempre quando alguém é questionado sobre isso, a resposta é automática: “Vou lutar, vou sorrir, nada me abalará.” Contudo, muitos não colocam o que falam em prática e acabam se entregando a situações adversas.

Mas essa não foi a atitude tomada por Pili Hussein, uma tanzaniana que, desde criança, não aceitava a situação em que vivia. Pili cresceu em uma família grande na Tanzânia. O pai era um criador de gado que tinha muitas fazendas, seis mulheres e 38 filhos, mas ele sempre a tratou como um garoto, e a colocava para cuidar da parte mais pesada do trabalho.

Pili se casou, mas, aos 31 anos, fugiu do marido abusivo e foi em busca de novas oportunidades para vencer na vida. Nessa procura, ela encontrou um lugar no qual poderia trabalhar e se tornar uma pessoa de posses: uma mina. Porém, como nesses lugares não aceitavam mulheres, Pili decidiu se disfarçar de homem e começou a trabalhar pesado, descendo ao interior das minas em busca de pedras preciosas.

Ficou disfarçada durante 10 anos, e só foi descoberta porque foi acusada de abusar sexualmente de outra mulher. Apesar de tudo, Pili conseguiu construir casas para a sua família, comprou mais ferramentas e contratou mineiros para trabalhar para ela. Fez uma carreira de sucesso e hoje é dona da própria companhia de mineração, com 70 funcionários.

A história de Pili nos traz uma reflexão: é claro que não devemos enganar, mentir, mas Pili não olhou para as dificuldades que teria que enfrentar para ser bem-sucedida na vida. Apesar de tudo, a atitude dela a fez vencer.

O bispo Edson Costa, um dos palestrantes do Congresso para o Sucesso, realizado todas às segundas-feiras na Universal, explica que o poder da determinação é individual, e esse é o maior poder que o ser humano pode ter.

Assista ao vídeo abaixo e veja como obter esse poder:

Se você está passando por uma situação difícil e não consegue tomar uma decisão para mudar o rumo dessa história, participe das reuniões da Universal – veja aqui o endereço da igreja mais próxima – e aprenda como usar a fé para ter uma vida abençoada.

imagem do author
Colaborador

Por Sabrina Marques / Foto: Thinkstock