O fim de ano chega e seu dinheiro some?

Por Rafaella Rizzo / Foto: Fotolia

Final de ano costuma gerar muitos gastos extras para as famílias. Férias, rematrículas e material escolar, impostos, festas, presentes, entre outras coisas. Apesar de muitos contarem com o apoio do 13º salário, a falta de organização e disciplina com as finanças fazem com que o dinheiro a mais não seja suficiente para cobrir todas as despesas. “Vivemos em um mundo que valoriza o consumo. É claro que você tem que ter as coisas, tem que comer bem, morar bem, usufruir do dinheiro que recebe. Porém, precisa aprender a se planejar e a fazer escolhas inteligentes para o seu dinheiro”, afirma o escritor J. Edington, autor do livro “50 tons para o sucesso”.

E uma das escolhas ruins e responsáveis pela bagunça no orçamento é a compra por impulso, que é quando adquirimos coisas que nem sempre precisamos. As consequências de tal atitude costumam ser gastos exorbitantes e muito arrependimento.

Por isso, J. Edington dá dicas para evitar o deslize. “Se for adquirir algo, reflita se é mesmo importante para a sua felicidade e qualidade de vida. E livre-se do vício do parcelamento. Se não tem dinheiro para comprar, não compre. Se precisa muito do item, junte o dinheiro pelos meses necessários e compre. Se realmente não puder esperar e for necessário parcelar, o faça pelo menor prazo possível”, explica.

E no resto do ano?

Se você costuma passar por apertos financeiros nos outros meses, significa que seus hábitos de consumo e organização financeira têm sido péssimos. Mas a mudança começa na mente, antes de chegar ao bolso. “Antes de pensar em controlar seus gastos, você precisa entender o seu comportamento atual. Suas atitudes precisam sair do nível inconsciente, irracional e emocional e vir para o nível consciente”, diz o autor.

Feito isso, faça um planejamento para identificar para onde o dinheiro está indo e seu padrão de gastos. “Anote tudo o que gasta, até o cafezinho que tomou na esquina, dizendo exatamente o que comprou ou pagou e o horário. Pode ser trabalhoso fazer isso no começo, mas é libertador ter consciência do seu comportamento”, ensina. “Faça isso por um mês, para entender onde está indo o seu dinheiro. Depois, faça cortes inteligentes (para que você precisa daquele cafezinho na esquina?)”, conclui J. Edington.

Se você precisa de mais sabedoria para lidar com sua vida financeira, compareça às palestras do “Congresso para o Sucesso”, que acontecem às segundas-feiras, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, Brás, zona leste da capital paulista. Às 7h, 10h, 12h, 15h, 18h30 e 22h. Clique aqui para encontrar a Universal mais próxima de sua casa.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach e Eliana Caetano

Editora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Maria do Rosário, Michele Roza, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 3321-5244

Endereço: Rua dos Missionários, 139, Santo Amaro - São Paulo (SP)

Cep: 04729-000