O Espírito Santo permanece em mim se eu cair em pecado?

Dúvidas sobre a vida espiritual são comuns e é preciso buscar conhecimento para não perder a comunhão com Deus

Imagem de capa - O Espírito Santo permanece em mim se eu cair em pecado?

Embora todos sejam pecadores, qual cristão nunca se sentiu frustrado ou cobrado por sua própria consciência depois de cometer um erro? Quem teve um Encontro com Deus sabe como o pecado desagrada a seu Criador e que a sensação de impotência após esse ato é imediata.

E agora?

O Espírito Santo me abandonou? O que faço agora que já errei? São tantos os questionamentos que a pessoa pode acabar sendo influenciada pelo mal e se convencer de que para ela não há perdão nem chances de mudar.

Nas Escrituras Sagradas, em João, capítulo 8, versículo 34, Jesus diz que todo aquele que comete pecado é servo do pecado.

Se não houver arrependimento, não há possibilidade de a pessoa alcançar o perdão de Deus e ela se torna refém da prática. Contudo, quando há arrependimento e a pessoa sente o desejo de mudar, e não volta a cometer aquele erro, Deus é misericordioso e dá chance para que ela se conserte diante dEle.

Para o bispo Júlio Freitas, “o Espírito Santo é quem convence, mas cabe à pessoa não praticar mais o mesmo erro. É preciso se arrepender de imediato, se perdoar e praticar frutos dignos de arrependimento”.

O perdão

O bispo reforça que ninguém é perfeito por ser batizado com o Espírito Santo, mas que a pessoa batizada tem condições de avaliar por onde andar e como agir diante de possíveis erros. “Não é porque a pessoa é batizada com o Espírito Santo que não vá pecar ou errar. A vantagem de quem tem o batismo com o Espírito Santo é que ele é instruído, fortalecido e advertido sobre os erros que não pode cometer e como agir diante das dificuldades. O que também não quer dizer que ele esteja livre de ser tentado.”

Segundo ele, um dos segredos para se manter firme na fé e evitar cometer os mesmos erros é se manter vigilante. “O livro de Marcos, no capítulo 14, versículo 38, fala sobre vigiar. É preciso ser cauteloso, mas se caiu, cometeu um erro que não deveria, tem a chance de mudar, pois o próprio Espírito Santo o convencerá.”

Concentração de Fé e Milagres

Dúvidas como essas surgem na vida de qualquer cristão e é por isso que o bispo Júlio esclarece quanto a esses assuntos e mostra através da palavra de Deus como se manter em comunhão com o Criador. Para aprender e saber mais, participe da Concentração de Fé e Milagres que acontece na Universal da João Dias todos os domingos, às 9h30. Ou clique aqui e encontre um endereço de uma Universal mais perto de você.

imagem do author
Colaborador

Por Maiara Máximo / Fotos: Cedida e Fotolia