Novo golpe utiliza imagem da Receita Federal

Ministério da Fazenda pede atenção de cidadãos para não se tornarem vítimas

Imagem de capa - Novo golpe utiliza imagem da Receita Federal

Mais um golpe de estelionatários tem assustado os brasileiros. Dessa vez quem deu o alerta foi a Receita Federal, que tem sido usada como ferramenta para que criminosos obtenham dinheiro de pessoas mal informadas.

A nova maneira que os bandidos encontraram de ganhar dinheiro é enviar notificações e cobranças por correio para quem contraiu empréstimos ou está negociando com a Receita Federal. Nesse caso os criminosos informam que é necessário realizar depósitos em determinadas contas bancárias para pagar documentos e desbloquear valores junto à Receita.

A verdade

Conforme a Receita notificou no último dia 21 de maio, a instituição jamais fornece dados bancários para que clientes realizem depósitos. Nem sequer o recolhimento de impostos, como o IOF, acontece dessa maneira.

Caso você receba qualquer correspondência com essas características não realize o depósito. Se você já realizou o pagamento e percebeu que foi vítima de um estelionatário entre em contato imediatamente com a Receita Federal. Isso pode ser feito pessoalmente em uma unidade da instituição ou por meio do site oficial do Ministério da Fazenda, na Ouvidoria Geral.

Os criminosos que forem condenados por esse golpe podem responder pelos crimes de estelionato, falsidade ideológica e pelos danos causados à imagem da Receita Federal.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: iStock