Novo furacão no Caribe: pastor conta o que viu

Depois da passagem do furacão Irma, a região enfrenta uma nova catástrofe

Imagem de capa - Novo furacão no Caribe: pastor conta o que viu

Parece notícia repetida, mas não é. Após a passagem do furacão Irma, o Caribe foi vítima de uma nova catástrofe natural: um furacão de categoria 4 (em um total de 5) atingiu Porto Rico na manhã do dia 20 de setembro.

De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês), os ventos desse novo furacão, chamado Maria, chegaram a 250 km/h na região do Caribe.

Antes de alcançar o território de Porto Rico, o furacão Maria passou pelas Ilhas de Dominica, Guadalupe e Martinica. Várias áreas ficaram sem energia elétrica e inundadas por causa dos ventos fortes.

O que chama atenção para o Maria e os demais furacões que ocorreram neste ano no oceano Atlântico é a velocidade com que deixam de ser uma “simples” tempestade para ganharem proporções gigantescas. Para o Maria, por exemplo, foram necessários apenas dois dias e meio.

Universal em Guadalupe

Sobre essa catástrofe, o pastor Claudio Roberto, responsável pela Universal na comunidade francesa do Caribe, relembrou: “Nós estávamos promovendo uma mobilização de alimentos de água para ajudarmos a Ilha de San Martin, que havia sido muito afetada pelo furacão Irma. E quando nós estávamos fazendo o movimento para recolher esse material, aconteceu que se levantou uma tempestade tropical em cima do oceano Atlântico. E as autoridades falaram que essa tempestade iria passar sobre a região de Guadalupe, mas todos os habitantes estavam tranquilos, porque, até então, era apenas uma tempestade tropical. E de uma hora para outra, o furacão atingiu o seu máximo nível, que seria 5, na categoria dos furacões. Então, a população começou a ficar preocupada. As pessoas correram para os mercados para comprar grandes quantidades de água. Os mercados – principalmente, em relação à água – ficaram vazios, porque a população se preparava para o pior. Na segunda-feira de manhã, recebemos o alerta vermelho, que era para todo mundo fechar os estabelecimentos e entrar em casa. Então, começou a cair muita chuva, as águas subiam muito rápido e por isso houve inundações. Muitos frequentadores tiveram suas casas inundadas. Os ventos eram muito fortes. Os pastores, esposas, obreiros e frequentadores da Universal da região estão bem. Pouco a pouco chegam notícias de seus familiares, que também foram poupados. A Universal de Guadalupe prestou auxílio com alimentos e mais de 20 mil litros de água em garrafas. Agora, nos mobilizaremos para ajudar também os afetados na região. Os danos na sede do país foram mínimos e já estão sendo reparados. Seguimos com todas as forças para ajudar as pessoas – esse é o nosso objetivo.”

A Universal segue recolhendo alimentos e água potável, a fim de realizar doações às vítimas do Furacão Maria. Além da quantidade que já foi doada, mais 25 mil litros de água, aproximadamente, foram recolhidos e serão distribuídos em breve.

A Universal está presente desde 2007 na Ilha de Guadalupe. Confira as imagens:

imagem do author
Colaborador

Por Daniel Cruz / Fotos: Cedidas