No fim do ano, aumentam os casos de suicídio

Por Rafaella Rizzo / Foto: ThinkStock

O fim de ano é marcado por confraternizações, com a intenção de fortalecer os laços de amizade e familiares. Encontros são realizados, presentes trocados, é feito um balanço do ano que passou e projetos para o próximo. O clima de alegria e expectativa parece estar no ar. Mas só parece.

Para muitas pessoas, esse período traz tristeza, solidão e estresse. Inicia-se a cobrança por tudo que deu errado, pelas perdas e por planos não concretizados. Surgem ansiedade por nada parecer dar certo e uma série de pensamentos angustiantes e negativos. E o pior: isso tudo faz com que os casos de suicídio aumentem em até 50% nessa época.

“O ser humano tem uma ligação forte com datas, quer seja aniversários ou mesmo a virada do ano. Para pessoas em que o cérebro está funcionando de maneira alterada, como na depressão, tais momentos podem se tornar motivo de mais cobrança pela felicidade que não sentem e de culpa por estarem deprimidos", explica o psiquiatra Diego Tavares, do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O especialista acrescenta que a maneira distorcida do deprimido enxergar a realidade faz com que ele piore a situação, pense de maneira pessimista e não veja saída para os problemas. “Tudo isso pode aumentar o estresse emocional no final do ano e precipitar desfechos negativos, como o suicídio”, alerta.

Há saída

O mal se aproveita da fragilidade do ser humano para plantar as sementes de dúvida e negatividade. Assim, destrói a fé e esperança que as pessoas têm de superar os problemas, levando-as a total destruição e até à morte.

“O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir...”, diz a Bíblia em João 10.10.

Esse é o objetivo do diabo. Acabar com o presente e o futuro de todos. Mas o versículo bíblico citado acima continua, e apresenta a solução para vencer esse problema: “... Eu (Jesus) vim para que tenham vida, e a tenham com abundância.” João 10.10

O sofrimento não faz parte do plano de Deus para as nossas vidas e, ao buscar a libertação com fé no nome de Jesus, podemos expulsar toda a raiz maligna.

Se você tem sofrido e pensa que só a morte é a solução, compareça às reuniões de libertação que acontecem todas as sextas-feiras, na Universal. Clique aqui para buscar o endereço do templo mais próximo de sua casa.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente