Não existe segredo para conquistar o sucesso financeiro

Por Ana Carolina Cury / Fotos: Fotolia e Marcelo Alves

“Minha vida estava destruída.” Foi com essas palavras que o comerciante João de Deus da Silva (foto ao lado), de 50 anos, descreveu seu passado. Ele veio de Minas Gerais para São Paulo, na juventude, em busca de uma vida financeira melhor, pois lá vivia na roça, uma vida simples e de poucos recursos. Contudo, ao chegar à capital, encontrou muitas outras barreiras e dificuldades. “Como não tinha estudo, consegui apenas uma vaga de ajudante de pedreiro, cujo salário era baixo. Não tinha dinheiro nem para pagar uma passagem de ônibus”, diz.

Sem ter onde morar, ele precisou pedir ao chefe da obra em que trabalhava para dormir no espaço em que o cimento era guardado. “Peguei umas madeiras e fiz uma cama improvisada. Todo dia aquele local enchia de pó de cimento. Pensava a todo momento que tinha que fazer algo para mudar aquela situação, mas, como não tinha estudo, achava que não teria oportunidades”, acrescenta.

Segundo o bispo Adilson Silva, palestrante do Congresso para o Sucesso, o problema das pessoas é pensarem que pelo fato de não terem estudo devem viver na miséria. Esse pensamento as impede de prosperar. “Muita gente é assim. Esse é um bloqueio que muitos têm na cabeça. É como se o estudo fosse a única maneira para se obter uma vida melhor. Existem muitas pessoas que são formadas e que estão vivendo na miséria e outras, sem formação, comendo do bom e do melhor. Na palavra de Deus não está escrito que tudo é possível para quem estudou ou para quem saiba ler, mas está escrito que tudo é possível para aquele que crê’, enfatiza o bispo.

Desejo de mudança

Apesar de não acreditar em si mesmo, João tinha o desejo de mudar de vida. “Queria uma transformação, mas não sabia como consegui-la. Na época, conheci minha atual esposa e, para casar com ela, comprei um barraco. Mas ali vivemos dias difíceis. O pior deles foi quando, ao voltarmos do trabalho, encontramos o barraco sem nada, vazio. Tinham roubado todas as nossas coisas”, se recorda.

Sem dinheiro e sem ter para onde ir, a irmã de João ofereceu a casa dela para que ele e a esposa ficassem por um período, até que conseguissem uma nova moradia. “Vendo a nossa situação, minha irmã nos convidou para participar de uma palestra do Congresso para o Sucesso. Aceitamos o convite e fomos com ela, em uma segunda-feira. Naquele primeiro dia entendi que minha mente era muito fechada e que esse era o principal motivo para que eu não conseguisse crescer financeiramente e não o fato de eu não ter estudo”, comenta.

Visão aberta

Participando das palestras, João deixou de ter pensamentos ruins a respeito de si mesmo e passou a acreditar no sucesso. “Então, primeiramente, minha visão se abriu. Por meio das histórias que ouvia nas palestras, me inspirei e entendi que também tinha condições de mudar de vida se obedecesse e praticasse o que era falado. Foi no Congresso que achei a solução. Assim, comecei a colocar em prática tudo o que aprendia, consegui um trabalho de vendedor em uma empresa e hoje tenho o meu próprio negócio”, se orgulha.

Aquele rapaz que teve uma vida sofrida desde a infância atualmente é um exemplo de perseverança e fé para a família. “Conquistei uma empresa, trabalho com alumínio e utilidades para cozinha. Vendemos panelas. Eu vinha a pé para o Congresso, hoje tenho moto, caminhonete e três carros importados. Minha esposa tem o carro dela, temos um prédio só nosso e moramos na cobertura dele e também acabei de comprar um terreno. Além disso, posso dar o melhor estudo para os meus filhos. Deus mudou minha vida, abriu minha mente, sou um vencedor”, completa.

Dê o primeiro passo

João conseguiu mudar porque deixou de pensar de forma pequena e de olhar somente para as limitações. “Eu quero dizer que você também pode fazer do limão uma limonada. Tudo depende da sua reação diante do problema. Então, o primeiro passo para vencer é acreditar em si mesmo, independentemente do que as pessoas pensem ou falem de você”, orienta o bispo Adilson Silva.

Quando se acredita em algo, o negativismo é deixado de lado e o sucesso é construído dia após dia. Esse é o segredo dos grandes nomes da história. “O físico alemão Albert Einstein só conseguiu falar pela primeira vez aos 4 anos de idade e era visto como uma pessoa lenta e perdida em seus sonhos. Encontrou dificuldades até na época da faculdade, ocasião em que ouviu de um professor que deveria abandonar os estudos. Pois bem, Einstein foi o responsável por várias descobertas da física e autor da teoria da relatividade. Isso porque ele ignorou o descrédito da sociedade e das pessoas e acreditou em si mesmo”, exemplifica.

Agora, se você, além de acreditar em si mesmo, crer em Deus, conquistará não só a prosperidade como também o sucesso. “Agora vou dar o exemplo de Moisés, o grande libertador, legislador, que tirou Israel da escravidão dos egípcios. Quando Deus o escolheu e lhe deu essa missão, Moisés não acreditava que fosse capaz porque tinha limitações na fala, ou seja, não acreditava em si mesmo. Deus lhe respondeu afirmativamente e ordenou que ele fizesse o que estava sendo pedido. É preciso, então, que você acredite em Deus e em si mesmo para que sua visão se abra de forma equilibrada”, diz.

Não importa o passado nem as dificuldades do presente, se esse ensinamento for colocado em prática: a mente da pessoa pode mudar e gerar vitórias e realizações. “Se você tem quatro faculdades, Deus vai usá-lo, mas se você é analfabeto, mas ainda assim acredita em si mesmo e, sobretudo, em Deus, você poderá ter pessoas formadas trabalhando para você. Tudo que Deus precisa é que você creia. Saiba que o poder de Deus se aperfeiçoa em sua fraqueza. A partir das condições que você tem, você se aliará a Deus e fará a diferença”, conclui.

Quer aprender a enfrentar as dificuldades do mercado de trabalho e se tornar uma pessoa vencedora? Então, não perca o Congresso Para o Sucesso, que acontece às segundas-feiras, no Templo de Salomão. Para encontrar uma Universal mais próxima de você, acesse www.universal.org/enderecos.

Caso queira adquirir o livro “50 Tons Para o Sucesso”, que contém dicas para a vida profissional e financeira, acesse o Arca Center, clicando aqui .

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente