Não culpe o seu parceiro por suas frustrações

A mudança precisa acontecer primeiramente em você

Imagem de capa - Não culpe o seu parceiro por suas frustrações

Quando uma pessoa assume um compromisso com alguém o desejo é de ser feliz. Ninguém se casa buscando a infelicidade. No entanto, segundo o palestrante e apresentador Renato Cardoso, muitos, logo após o casamento, começam a ter problemas, e o que era para ser um relacionamento de alegrias começa a ser um peso, repleto de tristezas, um verdadeiro fardo.

As primeiras cobranças, de ambas as partes, aparecem em pequenas situações, e, aos poucos, enfraquecem o relacionamento. Diante de um conflito, a mulher, por exemplo, pode ter várias reações, como chorar sem motivos, cobrar atenção e pensar que o marido não a ama como antes. Em contrapartida, o marido não a entende, fica nervoso e perde a paciência com facilidade.

Independentemente da situação que o casal esteja enfrentando, focar no problema, em vez de encontrar a solução, não é uma boa alternativa. Buscar e esperar mudanças no outro em vez de enxergar os próprios erros também não resolve. Para que o relacionamento seja realmente transformado, a mudança precisa acontecer primeiramente em você. Com sua mudança o seu parceiro também vai procurar o que é necessário parar melhorar o relacionamento.

Você, de verdade

De acordo com Renato, uma das coisas mais benéficas no casamento é que ele revela quem nós somos de verdade. É durante a vida matrimonial que as pessoas têm a grande oportunidade de observar as suas características, defeitos e qualidades. “Ao se casar você passa a se ver no espelho e começa a ter uma imagem real de quem você é”, explica Renato.

A apresentadora Cristiane Cardoso, que ao lado do marido, Renato, ensina sobre o amor inteligente, explica que a partir do momento em que a pessoa tem esse entendimento e consegue fazer essa leitura, e durante os conflitos enxerga o que precisa mudar nela, o casamento se transforma.

Se você que aprender a viver um amor inteligente, participe da Terapia do Amor, que acontece todas as quintas-feiras, às 10h, 15h e 20h, no Templo de Salomão, na Avenida Celso Garcia, 605, zona leste da capital paulista. Caso esteja fora de São Paulo, procure aqui onde a reunião é realizada. Acompanhe também pelo Univer Vídeo.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Thinkstock