Muito mais do que um alimento e um cobertor

Voluntários do grupo Anjos da Madrugada oferecem apoio aos desabrigados de Nova York no dia 25 de dezembro

Imagem de capa - Muito mais do que um alimento e um cobertor

As desigualdades sociais não são exclusividade do Brasil ou de países latino-americanos. Nos Estados Unidos, mais de 550 mil pessoas estão sem moradia, de acordo com o último censo realizado pelo Departamento de Habitação local, publicado no início do mês passado. Nova York é a cidade onde a situação é mais crítica: mais de 76 mil pessoas estão sem ter onde morar e muitas delas nem sequer têm acesso a abrigos.

Para tornar o cotidiano das pessoas em situação de rua ainda mais cruel, o inverno rigoroso – que ocorre entre os meses de dezembro e fevereiro – registrou temperaturas abaixo de 10 graus negativos nas últimas semanas. Mas o frio não impediu a mobilização do grupo Anjos da Madrugada, da Universal do bairro do Queens, que saiu às ruas nova-iorquinas no dia 25 de dezembro para levar apoio aos necessitados.

Ao todo, 27 voluntários levaram roupas, cobertores e travesseiros, além de sanduíches, sopa e alimentos não perecíveis para cerca de 50 pessoas desabrigadas. Muitas foram surpreendidas pela atitude do grupo, que também levou palavras de fé e auxílio espiritual.

O bispo Alberto Leão (foto ao lado), responsável pelo Estado de Nova York, falou da importância do projeto: “apesar de ser um país de Primeiro Mundo, muitas dessas pessoas acabam morando na rua. Além do problema econômico, existe a carência de apoio da família e dos amigos. Pode parecer simples, mas uma palavra, um aperto de mão, um abraço, um gesto solidário representam muito. O fato de levarem roupas, comida e alimentos faz com que elas se sintam importantes.”

O bispo destacou ainda que a questão econômica não é o pior problema, mas a perda da vontade de lutar e de acreditar em si mesmo. “Faz parte do trabalho do Anjos da Madrugada levar a essas pessoas palavras de ânimo, para que possam reagir. A razão de escolher o dia 25, independentemente de qualquer sentido religioso, é que essa é uma data que lembra muito a presença da família e dos amigos. E essas pessoas não possuem companhia. O grupo se dispõe a enfrentar baixas temperaturas, frio extremo, chuva e neve para ajudá-las.”

A voluntária Yessenia Guzman, de 27 anos, participou da ação no dia 25 e contou o quanto momentos assim fazem a diferença na vida dessas pessoas. “Muitas chegam nesse país em busca de uma vida melhor. Ficar nas ruas não é o que elas planejaram para as suas vidas. Muitas delas são imigrantes e estão nas ruas sozinhas, com frio e sem comida. São almas lutadoras, que estão passando pelo deserto. Muitas deixaram para trás uma vida inteira, talvez até mesmo as suas próprias profissões, para vir para cá e enfrentar adversidades. Mas o grupo leva alimento físico e, principalmente, a comida espiritual. Deus nos usa para falar palavras de fé, para que elas possam mudar suas vidas. Deus acredita nelas e tem um plano para as suas vidas”, completou Yessenia.

Há 30 anos, o Bispo Edir Macedo inaugurou a primeira Universal nos Estados Unidos, na cidade de Nova York. Hoje, já são 250 igrejas espalhadas pelo país. Aberta diariamente com reuniões realizadas em espanhol e com tradução simultânea, a sede da Universal em Nova York fica localizada no Distrito do Queens, 68-03 Roosevelt Avenue – Woodside, NY , 11377. Para mais informações sobre o trabalho realizado em outros países, acesse o site universal.org.

*Com informações da Universal em Nova York

imagem do author
Colaborador

Redação*/ Foto: Cedidas