eb3c52f78ce3362254213324871c7984 Motoristas profissionais podem zerar pontos da CNH - Universal.org

Motoristas profissionais podem zerar pontos da CNH

Da Redação / Foto: Fotolia

Os motoristas que exercem atividade remunerada nas categorias C (veículos de carga, como caminhões), D (veículos de transporte de passageiros, como ônibus e vans) e E (veículo conjugado, como carreta com reboque ou trailer), e que tiverem entre 14 e 19 pontos na Carteira Nacional de Habilitação, podem zerar os pontos a tempo de não ter a CNH suspensa.

A medida chamada de reciclagem preventiva está prevista na resolução 723 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e, por meio de um curso, permite ao motorista profissional a oportunidade de se reciclar e retirar de seu prontuário a pontuação acumulada na CNH por infrações de trânsito, antes que atinja os 20 pontos necessários para a suspensão – conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

O curso é o mesmo que já existe para condutores com a CNH suspensa e é oferecido pelas autoescolas. Para solicitar o benefício, o motorista profissional deve se encaminhar ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do seu estado. Se os requisitos forem preenchidos, receberá uma autorização a ser entregue a uma autoescola para a contratação das aulas.

Após a emissão da permissão, o condutor terá 15 dias para iniciar as aulas e, a partir disso, 40 dias para terminá-las. Ao final, fará uma prova da e obter 70% de acerto para ser aprovado. Mas, é bom lembrar que só é possível realizar o curso uma vez a cada 12 meses. Caso o motorista profissional acumule 20 pontos nos 12 meses seguintes ele terá a CNH suspensa.

Gostou desta matéria? Então, compartilhe com seus familiares amigos, nas redes sociais.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente

Expediente

Editora Executiva:

Cinthia Meibach

Coordenadora de Conteúdo Web:

Ivonete Soares

Repórteres:

Andre Batista, Daniel Cruz, Débora Picelli, Jeane Vidal, Michele Roza, Rafaela Dias, Rafaella Rizzo, Sabrina Marques



E-mail para Contato: redacao@sp.universal.org.br

Telefone: (11) 2392-3372

Endereço: Rua João Boemer, 254 - Brás, São Paulo

Cep: 03018-000