Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra HPV e Meningite C

Saiba qual a idade necessária para a imunização

Imagem de capa - Ministério da Saúde lança campanha de vacinação contra HPV e Meningite C

A prevenção é a maneira mais eficaz de evitar qualquer doença. Por esse motivo, recentemente, o Ministério da Saúde lançou mais uma temporada de vacinação contra o HPV e a Meningite C.

As vacinas já estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Todas as meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos devem ser imunizados contra o HPV. Para garantir a sua eficácia são necessárias duas doses da vacina. A segunda deverá ser tomada 6 meses após a primeira dose.

Para se imunizar contra a Meningite C os adolescentes precisam ter entre 11 e 14 anos.

Fique completamente protegido. Procure uma unidade de saúde próxima a sua casa e vacine-se. Não esqueça de levar a carteirinha de vacinação. As doses são gratuitas. Para outras informações, acesse a página saude.gov.br/vacinahpv

HPV e Meningite

O HPV é um vírus capaz de infectar a pele ou as mucosas, causando câncer de colo de útero e verrugas genitais, por exemplo.

Já a meningite bacteriana causada pelo sorogrupo C corresponde a um grave processo inflamatório das meninges, que são as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Os principais sintomas decorrentes da doença são febre alta, dor de cabeça intensa e contínua, vômito, náuseas, rigidez na nuca e manchas vermelhas na pele.

imagem do author
Colaborador

Por Débora Picelli / Foto: Divulgação