Microtraição: existe em seu relacionamento?

Muitas pessoas são infiéis emocionalmente sem saber das graves consequências de seus atos

Imagem de capa - Microtraição: existe em seu relacionamento?

Microtraição. Uma palavra que vem ganhando cada vez mais destaque para definir uma prática que as redes sociais fortaleceram: a infidelidade sem contato físico com terceiros. São aquelas atitudes que no momento parecem inofensivas, mas, quando o cônjuge descobre, transformam-se em um grande problema.

O termo microtraição é citado pelo professor de psicologia da Universidade de Gales do Sul (Reino Unido) Martin Graff em um artigo publicado em revista especializada. À BBC local ele descreve a microtraição como “qualquer ato ou comportamento de alguém em um relacionamento que indica o envolvimento emocional ou físico com uma terceira pessoa”.

O fato é que o avanço das tecnologias facilitou o acesso à essa infidelidade. Hoje em dia é muito comum um homem casado trocar mensagens indiscretas com outras mulheres, uma esposa curtir as fotos de outros homens ou ações semelhantes. Há pessoas que, mesmo compromissadas, mantêm contas em sites de relacionamentos e trocam fotos íntimas sem que o cônjuge saiba.

O resultado, quase sempre, é a crise no relacionamento.

Por isso, o escritor Renato Cardoso, autor do livro Casamento Blindado 2.0 – O Seu Casamento À Prova de Divórcios, ressalta que ser infiel não diz respeito apenas a dormir com outra pessoa. Para ele, envolver-se emocionalmente com outro já é infidelidade.

“Muitas pessoas pensam que porque ela não foi para cama com aquela pessoa que ela trocou mensagens no celular ela não foi infiel. Ser fiel é muito mais do que isso, é ser confiável em todas as áreas, especialmente, em cumprir com a sua palavra. É fazer o que é esperado de você pela confiança que o parceiro lhe ofereceu”, explica o escritor.

Ou seja: a microtraição, seja ela troca de mensagens em redes sociais ou flertes no trabalho, já é uma infidelidade.

Consequências graves

Muitas pessoas envolvem-se em microtraições e infidelidades emocionais por acharem que jamais ultrapassarão os limites da fidelidade. Mas é com esse pensamento que surgem as traições.

“Saiba, marido ou esposa, que você é humano. É falho, é inclinado ao erro, é tentado pelo proibido, e dada as circunstâncias apropriadas, você provavelmente vai trair seu cônjuge. E na hora H, quando você já estiver fisgado pelos seus sentimentos e pela adrenalina, seu ‘amor’ não impedirá a traição”, escreve Renato Cardoso em seu blog.

Por isso, quem ama de verdade foge do mal desde o primeiro momento.

“Se eu amo minha esposa, no momento em que meus olhos se atraírem por outra mulher, eu fugirei dela. Não mais ficarei olhando nem buscando ocasião para estar perto dela. Eu sou humano. Posso cair como qualquer homem. Por isso, fujo do mal.

Se você, mulher, ama seu marido, não ficará alimentando fantasias em sua cabeça com conversas inapropriadas com outro homem — seja no trabalho, na internet, ou mesmo na sua memória, lembrando de alguém do seu passado.

Se você vai ter olhos para alguém, que sejam para seu cônjuge”, conclui Renato.

Quer saber mais sobre o que é a fidelidade em um relacionamento? Clique aqui e leia sobre o que é um parceiro fiel.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: iStock