Mais do que um estímulo ao convívio familiar e comunitário

Da Redação / Fotos: Cedidas

Familiares de cerca de 500 jovens internos de oito unidades socioeducativas de Fortaleza (CE) receberam, recentemente, um almoço de confraternização do programa social Universal na Fundação Casa Brasil de apoio a adolescentes infratores e seus familiares em todo o País.

O encontro foi precedido pelo bispo Odivan Pagnocele, na sede da Universal em Fortaleza, e buscou conscientizar os pais dos menores em conflito com a lei sobre o papel da família na reinserção social do jovem.

“Convidamos todos os familiares desses jovens, com quais estamos atuando há cinco meses. Pretendemos levar nosso trabalho para todas as 15 unidades socioeducativas do estado”, explica o pastor Allyson Freitas, responsável pelo grupo no Ceará.

O programa social Universal na Fundação Casa Brasil atua no acolhimento aos familiares, apoio social e psicológico aos menores, além de oferecer cursos de qualificação profissional, palestras, entretenimento cultural e esportivo, bem como doações de roupas e materiais de higiene.

Para Érika Moraes Sousa, diretora do Centro Educacional Patativa do Assaré, que atende a 98 garotos, o trabalho do programa social Fundação Casa Brasil é de extrema importância no processo de cumprimento da medida socioeducativa e de ressocialização de cada adolescente em conflito com a lei. “A Universal estimula o convívio familiar e comunitário. Essa parceria entre família, comunidade, redes de assistência e espiritualidade demonstra o verdadeiro compromisso com a sócio educação”, destaca.

Saiba mais sobre o programa

A Universal na Fundação Casa Brasil intensificou, em 2017, o programa desenvolvido há 25 anos no Rio de Janeiro e em São Paulo, expandindo-o para todos os estados brasileiros e Distrito Federal. “Pretendemos levá-lo a todas unidades socioeducativas do país, até o fim do ano”, afirma o pastor Ulisses Gomes, responsável pelo programa no Brasil.

Atualmente, o programa é desenvolvido por 3 mil voluntários em 350 unidades socioeducativas das 476 existentes em todo o Brasil.

ler mais
Reportar erro

comentários

Carregar mais

Comunicar Erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente