Jovem faz dívida para se tornar popular na internet

Em busca de curtidas nas redes sociais, ela se endividou sem nem ter um salário

Imagem de capa - Jovem faz dívida para se tornar popular na internet

Trinta e três mil, duzentos e cinquenta reais. Esse é o valor que as dívidas da ex-instagrammer Lissette Calveiro, hoje com 26 anos de idade, adquiriu quando decidiu que conquistaria milhares de curtidas em seu perfil das redes sociais Instagram e Snapchat.

Lissette mudou-se para Nova York (EUA) em 2013 para trabalhar em estágio que pagava apenas o transporte. Para pagar as contas, ela conseguiu mais um emprego de meio-período e cartões de crédito. E foi aí que seus problemas se multiplicaram.

“Eu queria contar minha história sobre essa jovem vivendo em Nova York”, declarou Lissette ao jornal local New York Post. “Eu estava fazendo compras, buscando roupas para tirar a foto perfeita para o Instagram”.

As dívidas começaram com a compra de roupas e acessórios que ficassem “bem na foto”. Depois vieram passeios e restaurantes caros, viagens e celulares com câmeras cada vez mais potentes. Em pouco tempo, Lissette conseguiu 12 mil seguidores nas redes sociais. E 10 mil dólares de dívidas.

“Eu estava vivendo uma mentira”, lembra a jovem. “As dívidas estavam pairando sobre minha cabeça”.

Foram três anos mostrando ao mundo uma vida que era irreal, influenciando outros jovens a quererem os mesmos produtos caros, quando nem ela mesma poderia pagar por eles. Quando a situação ficou muito difícil, ela percebeu o buraco em que se encontrava. Abandonou as redes sociais e arrumou empregos para saldar suas dívidas, que ainda não acabaram.

Hoje ela se preocupa com o tanto de pessoas que agem da mesma maneira nas redes sociais, endividando-se por popularidade e impulsionando novos jovens a agirem assim:

“Ninguém fala sobre as próprias finanças no Instagram. Preocupa-me o tanto de garotas que vejo afligidas com suas imagens [na internet]”, conclui Lissette.

A internet é uma ferramenta poderosa. E por isso é necessário aprender a utilizá-la.

“Todos já devem ter visto o grande número de pessoas que vivem iludidas nas redes sociais, pois a vida que elas mostram pelas fotos é bem interessante, mas a vida real é sem graça”, relata a escritora Cristiane Cardoso. “Não são poucas as pessoas que se expõem com o simples desejo de serem vistas e amadas”.

Não seja uma dessas pessoas. Clique aqui e leia a orientação completa de Cristiane em seu blog pessoal.

imagem do author
Colaborador

Por Andre Batista / Imagem: Reprodução Instagram @lissettecalv